TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade a questão

Ensaio: Sustentabilidade a questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Ensaio  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômica: Ter mais responsabilidade na hora de produzir, para não prejudicar o meio ambiente, procurar trabalhar mais com energias renováveis.

Ambiental: Trata-se de produzir e consumir de forma responsável, e que garanta ao meio ambiente ter sua capacidade de renovação.

Social: Permitir que todas as pessoas tenham o necessário para uma vida digna, para que não haja tanta desigualdade, onde todos possam partilhar dos mesmos recursos, sem que ninguém saia prejudicado.

Cultural: A questão Cultural é fazer com que as pessoas tenham mais noção de como devemos tratar o meio ambiente, quando falamos de mudanças climáticas e desafios ambientais, vem junto uma profunda mudança no estilo de vida das pessoas.

Político: Buscar alternativas de capacitação na área ambiental, desenvolver formas e metodologias, visando a participação dos interessados na formulação e execução de pesquisas relacionadas a problemas ambiental.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Econômica, Ambiental, e socia

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnológica: Pois acredita que o homem com seu grande poder de criação, desenvolva algo além aos dos recursos naturais.

A segunda consiste em uma mudança radial, mudar totalmente o modo de vida, onde se pensa apenas no consumo.

A terceira a possibilidade de não poder fazer absolutamente nada, o que acabaria com a existência humana no planeta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Primeiramente teria que existir uma união entre ambos, bem como a conscientização da de cada um, lei que obrigassem empresas a não poluir, como também punição para as mesmas, já que não é um trabalho fácil, e não há essa preocupação em poluir menos,

Buscar mais meios de aproveitamento do lixo que é produzido, e jogado de forma desenfreada no meio ambiente, procurar aprimorar mais os hábitos e costumes da população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com