TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Artigos Científicos: SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

AUTORES: RENATA GARRIDO FERNANDES, ANDREA CONRADO, PRISCILA LIMA , CLAUDIO OLIVEIRA, DIEGO OLIVEIRA

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS TAQUARA – R9 – RIO DE JANEIRO RJ - BRASIL

INTRODUÇÃO:

As primeiras referências à Síndrome da Tensão Pré-menstrual (STPM) encontram-se nos relatos de Hipócrates, que observou o aparecimento de cefaléia e agitação no período pré-menstrual.1Vários estudos permitiram observar que a tensão nervosa não estava sempre presente neste complexo sintomatológico e que o único achado consistente era o fato de os sintomas se apresentarem de forma cíclica, relacionados com a fase pré-menstrual. Assim sendo, Greene e Dalton3 propuseram o termo Síndrome da Tensão Pré-menstrual.

Na STPM pode ocorrer a predominância de alguns sintomas, o que levou Abraham4 a classificá-la em quatro subgrupos: STPM A, H, C e D.

A STPM-A é o quadro mais comum, no qual predomina a sintomatologia emocional com intensa ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa, levando a padrões de comportamento alterado. A teoria mais aceita preceitua ser este quadro desencadeado por preponderância de ação estrogênica, por hiperestrogenemia ou hipoprogesteronemia4,7.

A STPM-H é a segunda mais freqüente e se caracteriza por alterações do metabolismo hídrico, manifestada por edema, dores abdominais, mastalgia e ganho de peso. A retenção de sódio e água que predomina nesses casos tem sua etiologia explicada principalmente pela elevação da aldosterona sérica, devido ao aumento do ACTH em face do estresse e a altos níveis de serotonina cerebral e da angiotensina II4,7.

A STPM-C tem como sintoma preponderante a cefaléia, habitualmente acompanhada de aumento do apetite, desejo incontrolável de ingerir alimentos doces, fadiga, palpitações e tremores.

A STPM-D manifesta-se por intensa depressão, acompanhada de insônia, choro fácil, esquecimento e confusão.

A síndrome da tensão pré-menstrual difere dos outros problemas médicos, por não se restringir à relação do indivíduo consigo mesmo, mas por refletir também no relacionamento interpessoal e complexo da sociedade, seja promovendo uma deterioração transitória nos contatos familiares, seja predispondo ao número de incidência de delitos, acidentes e baixa produtividade no trabalho.7

A STPM pode ser tratada em diferentes níveis, de acordo com as necessidades da paciente. Primeiro, a paciente deve entender o processo pelo qual está passando. Em segundo lugar, conforme os sinais e sintomas predominantes, algumas medidas gerais podem ser úteis para aliviar os quadros mais leves, como a atividade física e a prática de esportes e de atividades relaxantes. Devem-se usar roupas adequadas, ter repouso suficiente, alimentação leve e variada, menor ingestão de sódio e água, visando a reduzir a retenção hidrossalina4,5,7.

OBJETIVOS:

Este estudo tem por objetivo esclarecer os sinais e sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e sua predominância entre as mulheres.Assim como a importância e interferência positiva da prática de exercícios físicos pelas mulheres que apresentam esta síndrome.

Incentivar a prática de exercícios físicos orientando quanto aos exercícios adequados a serem praticados neste período da Síndrome da Tensão Pré-menstrual.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:

Alguns estudos introdutórios descobriram que exercícios regulares podem minimizar algumas dores e também o estresse causado pela STPM durante uma ou até duas semanas antes do período menstrual.

Outro estudo descobriu, que mulheres que se exercitavam regularmente sentiam menos dores e depressão antes do período pré-menstrual, em relação as que não praticavam exercícios físicos no dia-a-dia.

O Exercício é um grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com