TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Símbolos sagrados

Resenha: Símbolos sagrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 13

Símbolos Sagrados

Os símbolos sagrados traduzem visualmente o significado de uma religião. Além de serem muito importantes dentro do contexto religioso, os símbolos são inseridos na cultura mundial, uma vez que quase toda a população sabe quais são os símbolos das principais religiões existentes no mundo, se tornando uma figura de manifestação tradicional daquela fé.

São eles: Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Candomblé, Umbanda e cada uma possui um símbolo reconhecido com seus respectivos significados e simbologia no contexto cultural mundial.

Símbolos do hinduísmo

O hinduísmo é muito rico em simbolismo. Muitos símbolos são considerados auspiciosos e emblemas são colocados nas casas e templos para atrair fortuna e boa sorte.

Os principais símbolos são: Om, Swastika, Lotus, Bindi, Tilak, Trishula (tridente), Yantra, Vaca, Concha, Divya, Linga, Mãos em oração (namaste), Pratik, Kalasha.

Hoje irei falar do Om que é o mais importante de todos os símbolos hindus.

Om, também chamado de Aum, é um som sagrado e considerado o maior de todos os mantras. A sílaba, Om é composta por três sons a-u-m. Em sânscrito, o A e o U combinados formam o O. ele representa as mais importantes trindades:

- Os 3 mundos : terra, atmosfera e céu.

- Os 3 maiores deuses hindus: Brahma, Shiva e Vishnu

- As 3 escrituras sagradas dos Vedas: Rig, Yajur e Sama

O Om representa a essência de todo o Universo. Ele é pronunciado no início e fim de todos os mantras, orações e meditações.

Ele é desenhado por 3 curvas, um ponto e um semicírculo. A curva maior (de baixo) representa o estado desperto do ser humano (jagrat). Nesse estado a consciência é voltada para o exterior através de todos os sentidos. Essa curva é maior pois é o estado da consciência humana mais comum. A curva de cima representa o estado de sono profundo (shushupti) ou o estado inconsciente. É o estado onde todos os sonhos e desejos estão dormindo. A curva do meio significa o estado de sonho (swapna). Nesse estado a consciência está voltada para dentro. Você vê o mundo sem ser pelos olhos.

O ponto é o quarto estado de consciência (turiya). Nesse estado a consciência não olha nem pra dentro nem pra fora e nem para os dois juntos. Ela significa a vinda ao repouso. Calma, pacífica e feliz. É o objetivo final de todas as atividades espirituais. Este estado absoluto, ilumina os outros três estados.

O semi circulo representa Maya (ilusão) e separa o ponto das outras três curvas. Simboliza que Maya (ilusão) que nos impede da realização absoluta, de atingir a felicidade absoluta.

Símbolos sagrados Islamismo

alcorão ou Corão (em árabe: القرآن, transl. al-Qurʾān, lit. "a recitação") é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

Os muçulmanos podem-se referir ao Alcorão usando um título que denota respeito, como Al-Karim ("o Nobre") ou Al-Azim ("o Magnífico").

Lua crescente com estrela o símbolo do Islã, muito comum no Oriente e em alguns países do Ocidente, é a Lua Crescente com uma estrela, que representa o calendário lunar que é regente das vidas religiosas e seus principais rituais. Um objeto muito importante no islamismo mas não é representado por símbolos é o alcorão, que os islamitas entendem por ser a palavra literal de Deus escrita.

O crescente com a estrela, atualmente considerado como um símbolo muçulmano, foi por muito tempo utilizado na Ásia Menor e pelos antigos turcos, antes do advento do Islã. Pesquisas arqueológicas mostraram que os Köktürks utilizavam o crescente e a estrela como símbolo em suas moedas, cerca de

1500 anos atrás .

O crescente é um dos mais velhos símbolos da Humanidade. Com o sol, aparece na Acádia, por volta de 2300 a.C. e a partir do segundo milênio a. C. era o símbolo da Mesopotâmia, o Crescente Fértil. O crescente era bem conhecido no Oriente Médio e foi levado pelos fenícios, no século VIII, a Cartago, atual Tunísia. No século XII, foi adotado pelos turcos e desde então, frequentemente acompanhado por uma estrela, conforme referido na sura 53 do Corão, e tornou-se o principal símbolo do Islã desde então.

A despeito de origens diversas, muitos países (Paquistão, Tunísia, Turquia e outros), assim como organizações humanitárias (Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho), têm usado esse símbolo em suas bandeiras ou logotipos.

Símbolos sagrados do Judaísmo

Estrela de David A palavra judaísmo provém de Judá, nome de um dos filhos de Jacó/Jacob (neto de Abrãao).

Principal símbolo do Judaísmo - Estrela de David representa o escudo do rei David. Simbolicamente o triângulo que tem a extremidade virada para cima é relativo a Deus, enquanto o outro representa o mundo real. E o facto de os triângulos estarem sobrepostos simboliza a alianças entre Deus e os homens.

Uma das maiores religiões do mundo, com cerca de 12 milhões de seguidores no mundo todo, o judaísmo é uma das mais antigas religiões também. O símbolo mais importante chama-se Selo de Salomão, conhecido também como Estrela de Davi, que representa os quatro elementos do universo: água, fogo, ar e terra. Outro símbolo é o

Menorah que é um candelabro com sete braços e que significa Cristo como a luz do mundo, segundo o novo testamento.

A Menorah é um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candelabro com sete braços que representa Israel e o judaísmo.

“Prece” Consiste em duas pequenas caixas quadradas de couro de um animal casher ( apropriado para o consumo ), permitidos para consumo. Devem formar um quadrado perfeito e as tiras de couro devem ser pintadas de preto, sem qualquer falha. Dentro de cada caixa encontram-se escritos em pergaminho ( que também é feito de um animal casher ), quatro parágrafos da Torá.

Torá a planta mestre, a Torá, foi entregue no Monte Sinai testemunhada por centenas de milhares de pessoas. A Torá abrange todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com