TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca Do Sagrado

Trabalho Universitário: A Busca Do Sagrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

A vida humana se caracteriza por perguntas e respostas relacionadas ao conhecimento, ao prazer, ao sentido da vida. É neste intercâmbio de buscas e satisfações que o ser humano vai construindo sua história pessoal tecida em 3 dimensões: biológica, psico-afetiva e espiritual. Estes 3 grandes aspectos da vida humana demandam respostas segundo a natureza das indagações de todo e qualquer ser humano.

Quem já não se perguntou: para que nasci? Para que estou gastando a minha vida? Por que sinto necessidade de amar e ser amado? Por que as pessoas têm fé? Por que e para que existe Deus? O que vai acontecer comigo após a morte?

Estas e uma centena de outras perguntas estão em nossas cabeças e nos atormentam.

Parece que o homem se apresenta com uma tríplice “fome”: fome de tudo aquilo que se relaciona com a sua realidade bio-física e lhe dá prazer; fome de tudo aquilo que se relaciona com a afetividade, o amor, a valorização pessoal; fome de tudo aquilo que está relacionado com o sagrado, o sentimento religioso. Deus, os mistérios da vida e do além. Estas fomes ou sedes precisam ser satisfeitas para realizar o equilíbrio humano.

O sentimento religioso

A questão da busca do sagrado, ou da busca de Deus, é algo inerente e próprio da natureza humana. O sentimento religioso, a inquietude do coração humano é que gerou, através dos tempos, as diferentes religiões. A tendência para Deus é um fenômeno universal, misterioso e incontestável. Ele está ao nível da experiência pessoal. Érico Veríssimo escreveu: “Meu nicho interior está vazio à procura de uma imagem”. Santo Agostinho expressou a essência da atitude religiosa em seu grito espiritual: “Fizeste-nos para ti, Senhor, e o nosso coração permanece inquieto enquanto não repousar em ti”. A raiz da fé, da religiosidade está na abertura do homem para o infinito, o eterno, o permanente.

Cada pessoa procura alimentar-se segundo as suas necessidades e preferências, mas precisa se alimentar, pois alimento é vida. A manifestação do sentimento religioso é algo encontrado nos grupos humanos desde sua aparição no teatro da vida, no palco da história. Esta expressão foi cultivada entre os povos mais primitivos e em todas as populações de qualquer nível cultural. Félicien Challaye afirma: “O sentimento religioso é a mais complexa inclinação que se pode descobrir no fundo do coração humano: em torno desta tendência fundamental agrupam-se todas as espécies de aspirações, entusiasmos, curiosidades sobre a vida, o universo e o além”.

De volta ao sagrado

Depois de um certo tempo obscurecida ou abalada, hoje a questão religiosa volta a cenas públicas de maneira surpreendente, com novas formas e sem os limites de espaços, tempos e rituais. Reza-se em estádios diante de massas humanas: na decisão do campeonato brasileiro, em Porto Alegre, quando jogadores entram em campo abraçados e, no centro do gramado, se colocam em atitude de oração, milhares de pessoas fazem um profundo e respeitoso silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com