TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Alemanha- C O

Trabalho Escolar: Síntese Alemanha- C O. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande - Unidade 1

Administração – 1º Semestre

Comportamento Organizacional

Síntese: Alemanha

República Federativa da Alemanha

ASPECTO ECONÔMICO

Fortemente industrializada, a nação possui o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão. Esse setor responde por 26% de sua economia. Sua reunificação agravou os problemas econômicos como aumento do desemprego e, depois de um fraco crescimento na década de 1990, a economia do país entrou em recessão no fim de 2001 e só deu sinais de melhora após dois anos . Recentemente, a Alemanha assume presença econômica destacada em países do antigo bloco socialista no Leste Europeu.

O mundo está fascinado com a maior economia da Europa, que mesmo na crise cresce, cria postos de trabalho e reduz suas dívidas. Há muito que se fala do "Modelo Alemanha". Uma garantia para o êxito desse modelo está na tecnologia de ponta. O país está condenado à inovação, já que não possui recursos minerais significativos. Onze por cento dos trabalhadores alemães operam no setor de alta tecnologia e, anualmente, 70 bilhões de euros são gastos com pesquisa, mais do que qualquer outro país na Europa e maior que a média da União Europeia.

Alemanha têm à disposição grandes redes de energia, telecomunicações, estradas, linhas férreas e rotas áreas. O clima é relativamente moderado e fresco, fazendo com que condições favoráveis de crescimento e produtividade tenham se instalado mais aqui ao longo dos séculos do que nas fronteiras europeias.

É conhecida em todo o mundo por suas montadoras e máquinas –setores cujo sucesso reflete-se no volume de exportações do país. Possui liderança também na indústria de tecnologia usada na medicina, comprovada pelo número crescente de pedidos de patentes, que dobrou nos últimos 15 anos. Enquanto eventualmente a engrenagem política emperra, a real engenharia alemã é de primeira.

Isso se deve ao renomado sistema dual de educação, cujas raízes se encontram no sistema de formação do artesão medieval.

Com 3 milhões de empresas na Alemanha, a maioria é composta por empresas familiares.

MOEDA

O Marco Alemão foi usado desde 20 de junho de 1948, na Alemanha Ocidental, para substituir uma moeda excessivamente desvalorizada, após a 2ª Guerra Mundial. Símbolo da reconstrução alemã pós-guerra, impôs-se como moeda de reserva na maioria dos bancos centrais mundiais. Em julho de 1990 foi adotada também na Alemanha de Leste, depois da queda do muro de Berlim.

Em 1 de janeiro de 1999, as taxas de câmbio dos países participantes da União Européia foram fixadas, pondo em prática, a política monetária única. O euro, então, é moeda oficial de 15 desses 27 países, dentre eles a Alemanha. Possui uma face comum e outra que depende do país para o qual foi cunhada. O símbolo é a letra grega epsílon (€), escolhia por votação popular por lembrar a letra “e”, de “Europa”. As duas linhas paralelas que cortam a letra representam a estabilidade. Foi criada paralelamente com a própria União Européia. A maior vantagem do euro para a comunidade européia é o fato de a moeda servir como uma ferramenta de aproximação política e econômica entre os países, que se relacionam de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com