TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese De CHAUI, Marilena. A Cultura. In: Convite à Filosofia Ed. Ática: São Paulo, 2000.

Artigos Científicos: Síntese De CHAUI, Marilena. A Cultura. In: Convite à Filosofia Ed. Ática: São Paulo, 2000.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  2.393 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nas contribuições de Chauí (2000) , destaca-se a seguir uma discussão acerca da cultura, promovendo uma melhor compreensão do que é cultura e como ela é retratada nos diferentes momentos históricos, políticos e sociais, ressignificando-se ao longo do tempo.

Ao observar os seres humanos em diferentes épocas e culturas, pressupõe-se que existe uma natureza humana, a mesma em todos os tempos e lugares. Com isso, de acordo com Chauí (2000), haveria uma natureza humana universal e uma natureza humana diferenciada por espécies. Sendo assim, na natureza existiria o gênero humano universal e as espécies humanas particulares, onde certos sentimentos, comportamentos, ideias, valores são os mesmos para todo o gênero humano (são naturais para todos os humanos), enquanto outros seriam os mesmos apenas para cada espécie (ou raça, ou tipo, ou grupo), isto é, para uma espécie determinada.

Segundo Chauí (2000), a palavra cultura possui significados diversos, porém com alguns sentidos contraditórios, como questões referentes a ter ou não ter cultura, ser ou não ser culto. Nesse sentido, a posse de cultura é vista como algo positivo, enquanto ser inculto é considerado algo negativo. Chauí (2000) traz em seu estudo os diferentes sentidos de cultura, percorrendo as áreas da história e da antropologia. Antes a concepção de cultura estava ligada ao cultivo e cuidado com a terra e à natureza inata do ser humano e, ao longo do tempo, foi ganhando um novo significado, onde passou a ser valorizada separadamente e em oposição à natureza e, dessa maneira:

[...] a Humanidade ou Cultura é o reino da finalidade livre, das escolhas racionais, dos valores, da distinção entre bem ou mal, verdadeiro e falso, justo e injusto, sagrado e profano, belo e feio. Agora, Cultura torna-se sinônimo de História. A Natureza é o reino da repetição, a cultura o da transformação racional, portanto, e a relação dos humanos com o tempo e no tempo. (CHAUÍ, 2000.)

Contudo, Chauí (2000) revela que a imposição da cultura dos dominantes à sociedade inteira ocasiona a ideologia, em que mesmo vivendo em condições sociais distintas é como se todas as classes e todos os grupos sociais pudessem e devessem ter a mesma cultura, acarretando uma ocultação na divisão social interna e buscando a criação da imagem de uma única cultura e uma única história, o que não existe na realidade sociocultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com