TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre Boas Práticas em Serviços de Beleza

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade em Salões de Beleza

Nos espaços de beleza muitos problemas são motivo para afastamento da clientela, são fragilidades, no agendamento, postura profissional, higiene e infraestrutura. Diante das mesmas vamos informar os problemas relatados por clientes assíduos desses locais e apresentar soluções para essas eventualidades que estão se tornando tão comuns.

Os atrasos no atendimento deixam os clientes aborrecidos por chegarem na hora marcada e o profissional ainda não ter terminado o outro cliente, algumas vezes porque o cliente anterior atrasou, ou muitas vezes pela postura inadequada do profissional, que fica conversando com outros profissionais enquanto realiza o procedimento.

Outros fatos que incomodam os clientes são a higiene do local e dos materiais, e a apresentação dos profissionais. Há muitas reclamações de que muitas vezes o espaço onde o profissional trabalha está desorganizado, escovas cheias de cabelos, lavatórios sujos, entre outros. E reclamam também dos uniformes sujos e cuidados pessoais dos profissionais, deixando os clientes desconfortáveis.

A infraestrutura do local muitas vezes também se torna reclamação da clientela que falam sobre o excesso de fumaça dos secadores, dos fortes odores, do falatório, musica e televisões muito altas, e reclamam do ar condicionado ineficiente, pouco espaço entre as cadeiras, fazendo com que os profissionais corram risco de esbarrar um no outro. Tudo isso faz com que os clientes percam a credibilidade no estabelecimento.

Diante de todas essas questões são apresentadas soluções, como, ter um intervalo entre um cliente e outro, evitando assim atrasos. Não chamar a cliente de querida, evitando intimidade forçada. Deixando seu espaço sempre limpo e organizado, mantendo seus materiais devidamente limpos. E utilizando de recursos que diminuam o barulho dos secadores e a dispersão de fumaça e odores.

Saúde, Segurança e Sustentabilidade

Profissionais da beleza estão sujeitos a adquirir algumas doenças no trabalho, são LER e DORT, doenças respiratórias, dermatoses, Hepatite B e C, AIDS, perda da audição. Todas essas com relação às longas jornadas de trabalho, mobiliário inadequado, materiais não esterilizados, falta de EPIs e pelo descarte inadequado de materiais perfurocortantes.

Dentre as doenças a mais comum é a renite, por conta do ambiente fechado, onde todos inalam fumaça dos secadores. Dermatoses são mais comuns em manicures. Doenças auditivas não são percebidas de inicio mais aos pouco ela vai se agravando por conta do barulho alto de secadores, da musica alta, e do falatório de clientes e profissionais. LER e DORT estão relacionadas ao esforço repetitivo que os cabeleireiros, manicures e depiladores fazem, no começo são dores nas articulações, mas como o tempo essas lesões tornam-se mais graves.

Também há o risco de contaminação por vírus da Hepatite B e C e o vírus da AIDS. E com o tempo o profissional pode apresentar doenças psicológicas, pois muitas vezes é muito cobrado por seu gerente ou até por si mesmo, querendo sempre fazer o melhor e ser mais rápido, e atender mais clientes, gerando um esforço físico e mental muito grande o que o leva a desencadear problemas psíquicos, como tristeza, desânimo, irritabilidade, entre tantos outros.

Para evitar essas doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com