TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TACOMETRO ANALOGICO

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

TACOMETRO ANALOGICO

Índice

Resumo..........................................................................................................05

Abstract.........................................................................................................05

1.Introdução...................................................................................................06

2. Fundamentação teórica............................................................................07

3.Custos e benefícios ...................................................................................08

4.Custo do projeto.........................................................................................09

5.Vantagens e desvantagens.......................................................................10

6.1Estrutura....................................................................................................11

6.2 Estrutura...................................................................................................12

6.3 Estrutura...................................................................................................13

7.CKT Eletrônico...........................................................................................14

8.Cronograma................................................................................................15

9.Diagrama em blocos..................................................................................16

10.Conclusão.................................................................................................17

11.Bibliografia...............................................................................................18

RESUMO

Nesse circuito e montado uma eletrônica capaz de verificar a rotação de um motor. Onde o mesmo realizará a medição da rotação que o motor se encontra mostrando em um display a rotação por minuto RPM. Este tipo de projeto pode ser usado no ramo industrial e automotivo, onde sua funcionalidade é marcar a rotação do motor que esta sendo utilizado.

ABSTRACT


In this circuit and mounted an electronics capable of verifying the rotation of a motor. Where it will perform the measurement of the rotation that the motor is showing on a display RPM per minute. This type of design can be used in the industrial and automotive sector, where its functionality is to mark the rotation of the motor that is being used.

1. INTRODUÇAO

O Tacômetro é um instrumento que tem como função básica medir o número de voltas que um eixo irá realizar em determinado tempo. O tacômetro pode ser chamado também de conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros. Sua aplicação  pode ser encontrada desde controle da velocidade de uma maquinas industrial como medição da rotação de um eixo para controle de segurança da maquina, numera de  voltas para gerar um trigger (sinal de disparo) e também na medição de velocidade de um automóvel.

Em aplicações industriais ou mesmo no projeto de determinados tipos de equipamentos eletrônicos de medida é necessário saber a velocidade com que gira um eixo, uma engrenagem ou qualquer outra peça.

Como exemplo todo equipamento tem seus limites de operação para não ser danificada por exceder as  especificações do fabricante como temperatura, pressão, vibração. Um equipamento  que não esta controlando sua velocidade de rotação pode gerar um desgaste maior  em componentes mecânicos ocasionando a quebra, o controle de rotação impede  que o equipamento rode em velocidades maiores que a nominais ou menores que a  necessidades do processo.

O objetivo é montar um circuito eletrônico com a funcionalidade do tacômetro pra verificar o funcionamento e a construção eletrônica, visando assim um conhecimento, mas aprofundado sobre os dispositivos eletrônicos e programação dos controladores.

2. FUNDAMENTAÇAO TEORICA

A unidade RPM (Rotações Por Minuto), é utilizada de modo geral, para máquinas rotativas de qualquer natureza e ainda pra máquinas geradoras ou motoras. Trata-se de uma unidade prática. De fato, a unidade SI equivalente é o radiano por segundo.

E possível fazer um conta – giros de diversas formas, porem como a velocidade e muito elevada fica muito complexo fazer esse sistema usando, por exemplo, um PLC e sensores de campo programando suas funções em blocos lógicos, pois existem inúmeras complicações como tempo de scan do plc conceder com o contador e atuação do sensor, deverá ser uma entrada digital conhecida como disparo rápido pois ha quantidade de pulsos por segundo e muito elevada. Podemos também utilizar uma carta de entrada analógica de 0 a 10v que converte o sinal analógico em valores resolução conforme o fabricante.

Entendendo assim que a melhor maneira de tacômetro e um dispositivo eletrônico que chamamos de instrumento periférico.

O projeto consiste em um micro controlador PIC16f628A fabricado pela Microchip Technology, que verifica quantos pulsos são gerados pelo sensor. Para isso será utilizado um motor que conforme e gerado a forma mecânica em seu eixo ira gerar uma tensão de saída, utilizando um amplificador operacional estabilizaremos essa saída de 0 a 5v e ligaremos a circuito que transformara a saída analógica em valores mostrados no display. De posse deste valor utilizamos um simples Display LCD 16x2, no qual exibimos a cada 1 (um) segundo, o numero de rotações por minuto.

O Display LCD 16x2 torna o projeto muito mais amigável ao usuário, além de aumentar a gama de funções e operações com um custo relativamente baixo.

No caso do trabalho será utilizado um gerador que com sua onda senoidal ira formar uma escala que ira converte o sinal analógico de 0v a 5v para a velocidade de 0 a 3600RPM. Porem podemos utilizar sensores que podem ser desenvolvidos de inúmeras maneiras dependendo da necessidade de aplicação como detecção por reflexão, detecção por interrupção de feixe sendo sensores ópticos ou contato podendo ser sensores indutivo ou capacitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (362.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com