TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALOGICO

Por:   •  16/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

DISCIPLINA: FOTOGRAFIA 1

LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALÓGICO:

PROCESSO DE REVELAÇÃO DE FILMES E DE CÓPIAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS.

José Edilson Mendes Viana

TERESINA

2015

LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALÓGICO:

PROCESSO DE REVELAÇÃO DE FILMES E DE CÓPIAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS.

INTRODUÇÃO.

O objetivo deste trabalho é mostrar o funcionamento e os procedimentos utilizados para a revelação de filmes e de cópias fotográficas analógicas. Para tanto, descreveremos todos os passos a serem seguidos e os materiais utilizados neste processo.

1. REVELAÇÃO DO FILME NEGATIVO – PROCESSO QUIMICO.

Inicialmente seguindo as recomendações do fabricante, preparar as soluções reveladora, interruptora e fixadora. Essas soluções devem ser armazenadas em recipientes de plástico, e dependendo da qualidade do produto, podem ser utilizadas varias vezes.

A seguir retiramos o filme fotográfico com uma pinça de plástico e enrolamos o mesmo em uma mola espiral, com muito cuidado para não tocar na superfície do filme fotográfico. Feito isso, coloca-se a mola espiral dentro do tanque de revelação e fechar a abertura maior. Esse procedimento deve ser feito na total ausência de luz (câmara escura).

O próximo passo é colocar a solução reveladora no tanque de revelação através de uma abertura menor que o mesmo tem, em seguida fecha-se essa tampa e agite-o levemente durante 2 a 5 minutos, esse tempo varia de acordo com as recomendações de cada fabricante.

Retira-se a solução a solução reveladora, e em seguida coloca-se a solução interruptora no tanque de revelação, neste processo a solução age para interromper o processo de revelação, evitando que o revelador continue reagindo até escurecer a fotografia por completo, esse processo dura de 1 a 5 minutos.

Após retirar a solução interruptora, coloca-se a solução fixadora, e agita-se o tanque de revelação levemente durante 1 a 4 minutos.

A etapa seguinte e a lavagem do filme fotográfico, destampa-se o tanque de relação e em agua corrente lave-o por cerca de 1 minuto. Nesse processo são retirados todos os resíduos químicos do filme fotográfico.

Após a lavagem o filme fotográfico deve ser retirado do tanque de revelação e da mola espiral, e colocado para secar segurando o mesmo com uma pinça, lembrando que os filmes secam naturalmente, não precisando usar tecidos ou matérias dessa mesma natureza.

O ultimo passo dessa etapa é cortar os quadros do filme que devem ser ampliados em papel fotográfico.

2. AMPLIAÇÃO DO NEGATIVO EM PAPEL FOTOGRÁFICO - PROCESSO ÓTICO/QUIMICO

No processo de ampliação do negativo em papel fotográfico, dividiremos em duas etapas, a primeira tratará da foto em preto e branco e a segunda a foto colorida, lembrando que os processos seguintes devem ser feitos em câmara vermelha.

2.1 FOTOS EM PRETO E BRANCO

O primeiro passo e colocar na mascara do ampliador o filme negativo devidamente cortado e regular a mesma para o tamanho do quadro do filme. Feito isso se coloca a mascara no ampliador e posiciona-se a lente vermelha na saída de luz do mesmo.

A fase seguinte consiste em posicionar corretamente o papel fotográfico na prancheta do ampliador, ligar o aparelho e regular o tamanho da ampliação, esta pode variar do tamanho 3x4 até 1 metro. Foca-se a lente do ampliador faz o disparo e aguarda o tempo necessário para a exposição do negativo no papel fotográfico.

2.2 FOTOS COLORIDAS

O processo de revelação de fotos coloridas é idêntico ao das fotos preto e branco até chegar à etapa de focar a lente do aparelho ampliador. A partir desse momento executa-se a regulação da quantidade de exposição às cores primarias do ampliador e do balanço de branco, então faz o disparo e aguarda o tempo necessário para a exposição do negativo no papel fotográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (250.4 Kb)   docx (938.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com