TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA 1 MACROECONOMIA

Pesquisas Acadêmicas: TAREFA 1 MACROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 8

Tarefa 1 (valor 5 pontos)

1) A partir do estudo do capítulo 1,descreva o que significa o termo “Macroeconomia”.

RESPOSTA: Ocupa-se do comportamento global do sistema econômico. Estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. reflete em um número reduzido de variáveis: PIB, o emprego, o investimento, o consumo, o nível geral de preços, etc. Propósito: obter visão simplificada da economia de modo a atuar sobre o nível da atividade econ. de um país conjunto de países.

São várias definições de autores diversos e um termo “MACROECONOMIA”, que não fica claro o seu significado mas, esta ciência de acordo com estes autores deixa claro a preocupação pelo estudo integrado da economia, incluindo variáveis como renda, preço e taxas de desemprego

2) De acordo com o livro texto, existe uma aproximação entre a macroeconomia e a microeconomia. Como corre essa aproximação dessas duas áreas de estudo da economia?

RESPOSTA: Esta aproximação ocorre procurando avaliar como decisores individuais se comportam no mercado. Esses decisores são as famílias, organizações, agentes de governo, exportadores e importadores. As assertivas macrorconômicas mais modernas, partem dos conceitos microeconômicos, assim um esta ligado ao outro.

3) A macroeconomia trabalha com variáveis chamadas “Variáveis Macroeconômicas”. Descreva cada uma dessas variáveis.

RESPOSTA: Produto interno bruto ou apenas PIB é o total de bens e serviços produzidos em um determinado país. Conforme diz o Banco Mundial, o maior PIB do planeta pertence aos Estados Unidos com 9,15 trilhões de dólares.

Taxa de inflação: A inflação é um aumento sustentado dos preços dos bens e dos serviços. Uma taxa, por sua vez, é um coeficiente que exprime a relação entre duas grandezas. Ambos os conceitos permitem-nos abordar a noção de taxa de inflação, que reflete o aumento percentual dos preços num determinado período de tempo.

Taxa de juros: Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

Taxa de câmbio: A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

Taxa de desemprego dos recursos produtivos, em especial da mão de obra A taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não-remunerados. A taxa de desemprego é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total. Na prática, medir o número de trabalhadores desempregados que procuram emprego é notoriamente difícil. Há diversos métodos diferentes para medir o número de trabalhadores desempregados. Cada método utiliza suas próprias polarizações e sistemas diferentes para fazer e comparar estatísticas do desemprego entre os países, em especial aqueles com sistemas diferentes.

4) Nas páginas 39 e 40 do livro texto, percebe-se que, antes da crise de 1929, a economia tinha uma prática bastante diferente do que se tem hoje. Descreva cada uma delas e mostre os pontos fortes e fracos dessas práticas.

RESPOSTA: pensava-se que a economia estaria sempre em equilíbrio e em pleno emprego; que a oferta gera sua própria demanda; que a expansão e retração da economia eram ciclos econômicos naturais e que se assemelhavam as teorias de Darwin (seleção natural); influência da atividade agropastorial e questões logísticas; incentivo ao gasto dos governos, mesmo com a diminuição das receitas; incentivo ao aumento da carga tributária para aumentar a arrecadação; esperar a recuperação da economia para então o governo investir; incentivo a poupança pessoal o que tira o dinheiro de circulação; liberdade de mercado; etc; o incentivo para que os governos mantivessem os seus orçamentos equilibrados com despesas de acordo com suas receitas. As receitas tributárias estavam diminuindo devido à crise econômica e consequentemente as despesas governamentais deveriam ser reduzidas no mesmo ritmo; o aumento dos percentuais de impostos para contrabalançar a diminuição de arrecadação; a estabilidade no valor da moeda para evitar a inflação que poderia ser mais um complicador na gestão da economia; o incentivo à poupança pessoal como forma de cada indivíduo prevenir-se diante de um possível agravamento da crise; a liberdade total de mercado com nenhuma intervenção governamental para permitir que a economia voltasse o mais rapidamente possível ao seu equilíbrio, promovendo a sua correção de maneira natural; as barreiras alfandegárias e de proteção à economia de cada país envolvido, na expectativa de que isto aumentasse a demanda por bens produzidos internamente no país; a postergação dos investimentos na busca de um cenário econômico mais promissor no futuro entesourando recursos que poderiam estar em circulação; e a quebra de instituições bancárias com a consequente diminuição do crédito bancário, acreditando que com isso fossem permanecer no mercado apenas as organizações mais sólidas.

5) A economia moderna teve importantes contribuições de Keynes. Cite as principais contribuições desse economista e descreva.

RESPOSTA: Que há equilíbrio abaixo do pleno emprego se mantivermos recursos produtivos não empregados (notadamente mão de obra). As teorias anteriores afirmavam que o equilíbrio tenderia ao ponto de pleno emprego, à medida que os recursos produtivos aceitas sem remunerações mais baixas, fazendo com que nenhum deles ficasse desempregado. Neste caso específico, a mão de obra aceitaria salários menores de maneira que ninguém ficaria sem trabalhar em caso de uma depressão. Também de acordo com as teorias anteriores a Keynes, as pessoas exigiriam e rapidamente obteriam salários mais elevados em caso de expansão. Que os recursos produtivos têm suas remunerações inflexíveis a curto prazo, visto que a mão de obra, em particular, não aceitaria trabalhar por valores menores do que o determinado pelo piso, mesmo que isto significasse que uma parcela da mão de obra fosse ficar desempregada. Que a ativação da demanda agregada é o principal instrumento econômico. No caso à época, como a preocupação era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com