TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC 1/4 Logistica Transportes

Artigos Científicos: TCC 1/4 Logistica Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 8

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. MAIO - 2010.

Trabalho de Conclusão de Curso

apresentado à Faculdade Independente do Nordeste – Fainor como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Prof. orientador: Francisco dos Santos Carvalho.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. MAIO - 2010.

Dedico este artigo a duas pessoas: Ariosvaldo (in memorian) e Rosalina, pois em momento algum mediram esforços para a concretização do meu sonho, me guiaram pelo caminho correto, ensinou optar dentre as alternativas por aquela que fosse a melhor, mostrando que a honestidade e o respeito são essenciais à sobrevivência humana e que viver é também está preparado para situações difíceis. A Vocês, exemplos de amor, coragem, garra, determinação e persistência, que tenho a honra de chamá-los de PAI e MÃE, meu Obrigado.

A Deus nosso pai criador pelo dom da vida renovado a cada provação que se apresenta e nos sonhos concretizados, pela constante presença em minha vida iluminando e ajudando a nunca desistir diante das dificuldades.

Aos meus pais, por todo amor, dedicação, educação, confiança e paciência nesta etapa crucial de minha vida, minha eterna gratidão.

Aos meus irmãos Arievalter e Graciene, mostrando que ser irmão significa, além da convivência mútua, é também estarmos unidos pelos eternos laços de amor.

Aos meus Avós, que também fazem parte dessa trajetória, obrigado pelo apoio carinho e incentivo ao longo desses anos.

À Sandy, minha namorada, pelo amor , carinho, companheirismo, compreensão e por ser uma verdadeira amiga em todos os momentos que passamos juntos.

Aos amigos e colegas, pouco tempo talvez para escrever uma história, mas muito para preencher mais um capítulo da minha existência, a vocês em especial (Nilson, Mary e Vastí), pelos vários momentos de discussões e debates que proporcionaram aprendizagem e crescimento e também pelos momentos de resenhas.

Ao meu orientador professor Francisco Carvalho, que me acompanhou nesta trajetória e esteve sempre disponível e disposto em ajudar.

A todos os professores da Fainor, pela sabedoria e conhecimentos que foram elucidados ao longo do curso e por serem verdadeiros facilitadores do conhecimento.

Enfim a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram na concretização deste trabalho, dedico com carinho meus sinceros e profundos agradecimentos.

Logística no segmento de transportes: O caso da Transportadora Central

Adalberto Rodrigues Meira1

Francisco dos Santos Carvalho 2 RESUMO

As investigações sobre o processo de logística tem sido motivo de inúmeras pesquisas no cenário nacional, abrangendo principalmente as grandes e médias empresas. Este artigo teve como objetivo estudar como a Transportadora Central desenvolve práticas de logística na unidade de Vitória da Conquista. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, mediante utilizada de pesquisa exploratória. Os principais instrumentos para coleta de dados foram as entrevistas, as observações diretas e indiretas, as análises de documentos e processos de trabalho no período de fevereiro a maio do ano de 2010. Os resultados da investigação mostram que a organização vem desenvolvendo esforços continuados melhoria dos processos de logística. A pesquisa mostrou uma série de atributos e variáveis positivas e evidenciando a importância de planejar as funções e tarefas, de trabalhar com foco no cliente, no aperfeiçoamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos visando a maximização dos resultados para todos aqueles que direta ou indiretamente necessita das transportadoras.

Palavras-chave: Administração de materiais. Distribuição. Qualidade em serviços. Processos de trabalhos. Transporte de cargas.

Investigations on the logistics process has been the subject of numerous studies on the national scene, comprising mainly medium and large enterprises. This article aims to study how the practice develops Carrier central logistics unit in Vitória da Conquista. We conducted a case study with qualitative and quantitative approach, used by exploratory research. The main instruments for data collection were interviews, direct observations and indirect, the analysis of documents and work processes in the period from February to May of 2010. Research results show that the organization has been making efforts continued improvement of logistics processes. The survey showed a number of positive attributes and variables and highlighting the importance of planning functions and tasks, working with customer focus, improving human resources, financial, technological order to maximize results for all those who directly or indirectly needs the carrier.

Key words: Materials management. Distribution. Service work processes. Cargo transportation.

_ 1 Graduando em Administração pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E- mail: adalberto.admf@gmail.com 2 Professor-orientador, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E-mail: franciscoscarvalho@yahoo.com.br

1 INTRODUÇÃO 7

2 REVISÃO DA LITERATURA 9

3 METODOLOGIA 14

SUMÁRIO 4 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DA TRASNPORTADORA CENTRAL 15 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 20 6 CONCLUSÃO 25 REFERÊNCIAS 26

APÊNDICE 27

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a logística é um setor a ser considerado e tão importante tanto quanto as áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com