TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Logística Hospitalar

Artigo: TCC Logística Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  4.497 Visualizações

Página 1 de 6

Logística Hospitalar é o processo de gerenciar estrategicamente e racionalmente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais hospitalares, medicamentos e outros materiais necessários ao perfeito funcionamento da unidade hospitalar de modo a poder preservar a vida e/ou restaurar a saúde dos clientes (pacientes) com ótima qualidade, custo baixo e retorno satisfatório para a instituição.

Assim como o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases cientificas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de garantir a rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e em alguns casos o desempenho das tecnologias de saúde utilizadas na prestação de serviços de saúde.

Abrange cada etapa do gerenciamento, desde o planejamento e entrada no estabelecimento de saúde até seu descarte, visando à proteção dos colaboradores, a preservação da saúde do meio ambiente e a segurança do cliente (paciente).

1 OBJETIVOS

1.1 GERAL

Demonstrar a importancia da Logística Hospitalar.

1.2 ESPECÍFICOS

Apontar como a Logística pode impactar na Gestão de armazenagem hospitalar no Hospital Regional do Vale do Paraíba.

2 JUSTIFICATIVA

Escolhemos este tema por ser um assunto interessante e muito abrangente. Dentro de um hospital a logistica é de suma importância, pois tudo deve ocorrer da melhor maneira possível por se tratar da vida de pessoas.

3 METODOLOGIA

A metodologia usada para elaborar esse trabalho foi pesquisa bibliográfica, que consiste em fazer pesquisas a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado em web sites.

4 O QUE É LOGÍSTICA

A logística existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar.

Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma organização logística das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.

Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar. Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experiência militar.

Atualmente a logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada às ciências humanas, tais como a administração, a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals (Coselho de profissionais de gerenciamento da cadeia de suprimentos), "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (CARVALHO, 2002, P. 31).

4.1 O QUE É LOGÍSTICA HOSPITALAR ?

É o conjunto de atividades de movimentação e armazenagem, que facilitem o fluxo de produtos dentro de um hospital/clinica, desde o ponto de aquisição até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.

Trazendo para realidade, trata-se de todo caminho que os medicamentos e suprimentos irão percorrer desde o momento em que são feitos os pedidos pela área de compras, até a utilização final, ou seja, a sua administração no cliente.

4.1.1 A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO ÂMBITO HOSPITALAR.

Existem segmentos industriais que deveriam se preocupar mais com a logística?

Podemos afirmar, pelas suas características e peculiaridades, que no conjunto dessas atividades empresariais sensíveis à logística se encontra a indústria médico-hospitalar.

É perceptível para a sociedade, e especialmente para os usuários do serviço médico-hospitalar, que os hospitais precisam estar sempre preparados para cuidar de demandas extremas. É nas situações críticas que a competência da empresa hospitalar é testada. Assim, a área de gerenciamento de estoque deve estar preparada para responder às necessidades de todos pacientes, em especial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com