TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDA - CONVENÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: TDA - CONVENÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 5 Dia - A Convenção de Bretton-Woods e a formação da hegemonia norte-americana a partir da criação das organizações internacionais financeiras (FMI e Banco Mundial).

RESPOSTAS:

02 –Atividade em grupo:

a) O sistema financeiro que surgiria de Bretton Woods seria amplamente favorável aos Estados Unidos, que dali em diante teria o controle de fato de boa parte da economia mundial bem como de todo o seu sistema de distribuição de capitais. Os Estados Unidos finalmente tomavam as rédeas das finanças mundiais, O primeiro passo para tal hegemonia estava na transformação do dólar como moeda forte do setor financeiro mundial e fator de referência para as moedas dos outros 44 signatários de Bretton Woods. Isso equivale dizer que todas as outras moedas passariam a estar ligadas ao dólar, originalmente variando em uma margem de no máximo 1% (positivamente ou negativamente).

b) O acordo ainda previa a não menos importante criação de instituições financeiras mundiais que se encarregariam de dar o sustento necessário ao modelo que estava sendo criado, que seriam: "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento", mais tarde renomeado para Banco Mundial, que funciona até hoje como uma espécie de Agência de Crédito tamanho família, destinada a fornecer capitais para políticas e projetos de desenvolvimento no mundo todo. Além desta seria criado o FMI (Fundo Monetário Internacional), uma espécie de "caixinha" de todos os países, que poderiam fazer movimentações de dinheiro do caso necessitassem de injeção de capitais em sua economia, respeitando, claro, alguns preceitos de disciplina fiscal a serem ditados pelos dirigentes do fundo.

c) o sistema seria baseado num regime de taxas de câmbio fixas, onde os países participantes concordam em comprar e vender reservas internacionais para manter as taxas de câmbio fixas (como no padrão ouro), mas com a flexibilidade de permitir reajustes cambiais em caso de desequilíbrios mais graves. Esta lógica era usada, para que o sistema monetário internacional fosse estruturado de maneira que pudesse prevenir a escassez das reservas de ouro, e por consequência, abalar as tentativas de especulação em torno de possíveis desvalorizações da taxa de câmbio.

RELATÓRIO AULA 5

O conjunto das relações comerciais, produtivas, tecnológicas e financeiras que nasceu do acordo de Bretton Woods e prosperou sob a liderança americana, não resistiu ao próprio sucesso. Os Estados Unidos e sua economia cumpriram, durante os primeiros vinte anos do pós-guerra a função hegemônica que decorria de sua supremacia industrial, financeira e militar. Sob omanto deste hegemonia foram reconstruídas as economias da Europa e do Japão e criadas as condições para o avanço das experiências de industrialização na periferia do capitalismo.

Reexaminadas à distância de mais de cinquenta anos, as concepções de Keynes e de Dexter White sobre as instituições e as regras que deveriam presidir uma verdadeira ordem econômica internacional parecem inspiradas numa visão pessimista acerca das virtudes do mercado autorregulado e particularmente negativa em relação à movimentação livre dos capitais de curto prazo. Ainda que o sistema de regras e de instituições de Bretton

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com