TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDE - Configuração, ABC PREÇO E OPORTUNIDADE VALOR

Tese: TDE - Configuração, ABC PREÇO E OPORTUNIDADE VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

ADMINISTRAÇÃO: “TDE – CUSTOMIZAÇÃO, CUSTO ABC E CUSTO DE OPORTUNIDADE”

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA

SÃO PAULO – 2013

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais têm surgido vários trabalhos sobre custos, tais como, artigos, livros, monografias, dissertações e teses, o que vem colaborar com os estudos e avanços deste ramo.

Sendo assim, este trabalho vem dar uma contribuição nas pesquisas nesta área. O trabalho mostra considerações gerais sobre os sistemas de customização, custo abc e custo de oportunidade.

Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que cuida de apurar os valores para a produção de bens, mercadorias e serviços para fins de apuração do resultado e mensuração dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento, além de fornecer informações gerenciais.

CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA

A Customização em Massa é uma estratégia de negócios relativamente recente que foi idealizada em meados dos anos oitenta, emergiu no meio empresarial em meados dos anos noventa, e, desde então tem sido adotada por muitas empresas devido ao diferencial competitivo que propicia. O objetivo desta estratégia é atender os desejos individuais dos clientes em grande escala e com maior lucratividade para a empresa. A adoção bem sucedida da Customização em Massa exige profundas alterações em áreas críticas das empresas. O objetivo do presente trabalho é, num primeiro momento, avaliar quais são essas áreas críticas que necessitam mudanças, e num segundo momento, quais são os elementos capacitadores necessários.

O trabalho apresenta um modelo conceitual de definições sobre capacitação organizacional, competência funcional, técnicas operacionais e recursos organizacionais. Posteriormente verificou-se a influência destes elementos nos processos e como se dá a aplicação dos mesmos em diferentes setores industriais. A realização deste estudo baseou-se em coleta de dados por meio de questionários e na aplicação do método de estudo de caso em empresas de diversos setores industriais, com foco no automobilístico e o de alta tecnologia. A escolha destes setores justifica-se pelo fato deles se encontrarem, historicamente, na vanguarda da adoção das melhores práticas empresariais. Como resultado constatou-se que determinados elementos capacitam a empresa para a Customização em Massa em um setor, mas não para outro, ou seja, não existe uma solução genérica para a capacitação organizacional em Customização em Massa. Observou-se também que a simples adoção dos elementos capacitadores não gera a competência funcional requerida em determinada área crítica para a geração desta capacitação organizacional; é também necessário que haja sinergia na aplicação destes elementos.

À medida que aumenta a demanda por respostas mais rápidas na relação comercial entre clientes e fornecedores, maior é a pressão sobre estes últimos para atender às necessidades de variedade dos clientes num intervalo de tempo cada vez menor. O caminho é desenvolver a flexibilidade nos sistemas de produção e de distribuição. Se fosse possível reduzir a zero todos os tempos de resposta, a flexibilidade total poderia ser atingida a baixo custo. Em outras palavras, os fornecedores poderiam responder a qualquer solicitação que fosse tecnologicamente plausível em qualquer quantidade e estariam aptos à customização em massa.

A customização em massa envolve a entrega de uma grande variedade de produtos ou serviços altamente personalizados, com extrema rapidez e a baixo custo. Dessa forma, os sistemas de customização em massa buscam capturar muitas das vantagens dos sistemas de produção em massa e dos sistemas de produção artesanal oferecendo uma perspectiva diferente para o desenvolvimento de novos modelos de negócio. O conceito customização em massa é utilizado por empresas que buscam aproximar-se das necessidades cada vez mais específicas de seus clientes, por intermédio de produtos, formas de comunicação e canais de vendas personalizados.

Customização em massa pode ser definida como o processo de fornecer e sustentar lucrativamente os bens e serviços feitos sob medida para os clientes, de acordo com as preferências de cada um deles em relação à forma, o tempo, o lugar e o preço (Gordon, 1999, p.249).

Nota-se que para isso, a organização deverá adotar uma gestão flexível. Dependendo do nível de customização que a empresa necessite adotar para atender os clientes alvo, o investimento poderá ser alto para a maioria das empresas. No entanto, todo esse investimento pode valer à pena se as margens de lucro e o tempo de relacionamento forem altos. Porem com a demasiada customização em massa, a empresa pode quebrar ao tentar oferecer ao cliente mais do que ele necessite ou deseje. Além disso, se o concorrente for mais eficiente na apresentação da oferta todo o esforço poderá ser perdido.

Definição

A Customização em Massa é definida como a “produção em massa” de bens e “serviços” que atendam aos anseios específicos de cada cliente, individualmente, a custos semelhantes aos dos produtos não customizados. Desta forma a Customização em Massa oferece produtos únicos a baixo custo e com prazo de entrega relativamente curto, em um ambiente de produção em massa.

A Customização em Massa pode ser entendida como uma evolução natural dos processos de negócios, resultante do aperfeiçoamento dos padrões tradicionais de organização de processos que possibilitou aumentar significativamente a flexibilidade e agilidade da empresa, bem como melhorar seus índices de qualidade, mantendo os custos competitivos.

Características da Customização em Massa

Na customização em massa, algumas empresas buscam entregar produtos ou serviços por meio de uma dinâmica rede de grupos de trabalho relativamente autônomos. Cada grupo possui uma operação ou uma série de operações específicas pelas quais é responsável. As operações num sistema de customização em massa podem não ser executadas sempre na mesma seqüência, como ocorre nos sistemas típicos de produção em massa. As determinações de quais operações serão necessárias e em que seqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com