TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENSÃO ELÉTRICA

Trabalho Escolar: TENSÃO ELÉTRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 7

TENSÃO ELÉTRICA

Para termos uma diferença de potencial num circuito, temos que ter um gerador. O primeiro tipo de gerador que usamos é aquele que converte energia química em energia elétrica. São as pilhas e as baterias, uma das formas de se gerar energia elétrica. Uma pilha exerce entre seus pólos, uma diferença de potencial de 1,5v; uma bateria de automóvel estabelece uma diferença de potencial de 12v, que dura enquanto as substâncias químicas em seu interior puderem reagir entre si.

Alguns geradores de tensão elétrica:

Pilhas;

Baterias;

Dínamos;

Célula solar;

Etc.

________________________________________

CORRENTE ELÉTRICA CONTÍNUA (CC-DC)

A corrente contínua (português brasileiro- CC em inglês DC - direct current) é um fluxo de pequenas partículas que possuam em sua natureza, carga elétrica. Estas partículas recebem o nome de elétrons e são tão minúsculas que podem trafegar com uma grande facilidade por entre os átomos de certos materiais como: metais e silício (material semicondutor).

________________________________________

CORRENTE ALTERNADA (CA-AC)

A corrente alternada (português brasileiro- CA em inglês AC - alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).

Fluxo de elétrons entre os átomos de metal

Fluxo de corrente elétrica convencional

Componentes

Resistor

Componente utilizado em circuitos eletrônicos com o objetivo de diminuir ou oferecer uma resistência à passagem do fluxo de corrente elétrica por uma determinada parte do circuito.

Quanto maior o valor da resistência, maior será a barreira para a passagem da corrente elétrica.

Obs.: Os resistores não tem polaridade, qualquer terminal poderá ser conectado ao circuito.

Interpretação das cores do Resistor

Planilha de Calculo de associação de resistores

Capacitor

Um capacitor é um componente eletrônico usado para armazenar carga elétrica. É constituído de duas placas metálicas planas e paralelas, e entre estas, um material isolante que define o tipo. Sendo assim, se o material isolante for o plástico chamado poliéster, teremos um capacitor de poliéster, se for a mica, teremos um de mica, ser for de tântalo, chamamos de capacitor de tântalo etc.

Se ligado a uma tensão, o capacitor ficará carregado com a mesma tensão da fonte, armazenando uma carga.

Em um circuito eletrônico um capacitor pode ser usado para vários propósitos como: armazenar energia elétrica, como oscilador, filtro, etc...

Diagrama interno de um capacitor

Simbologia dos capacitores

Diodo

O diodo é um dispositivo eletrônico semicondutor, onde o fluxo de corrente elétrica só pode circular em um sentido.

Para que o diodo conduza corrente elétrica, devemos polarizá-lo e conectá-lo corretamente ao circuito. Aplicando uma tensão elétrica positiva (+) no seu terminal Anodo, o diodo conduz a corrente elétrica sem dificuldades. Agora se invertermos a polaridade, ligando o Anodo do diodo a uma fonte de tensão elétrica (-), este por sua vez não conduz a corrente elétrica, tornando-se assim um isolante, passando a se comportar como um interruptor desligado.

Existem vários tipos de diodos no mercado com: diodo zener, foto-diodos etc.

Obs.: O próprio LED é um diodo.

Simbologias do DIODO

Polarização direta do DIODO

O LED acender a corrente elétrica não encontra

barreira para circular.

Polarização inversa do DIODO

O LED não acende porque encontra obstáculo

por causa das propriedades semicondutora do Diodo.

Ainda: Transformador - Semicondutor - Fonte -

LED

Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz). É um dispositivo semicondutor. Os LEDs necessitam de pelo menos 1,6v de tensão elétrica para acender. É preciso que o fluxo de corrente elétrica circule através de um terminal específico do LED, portanto temos que ligar os terminas corretamente à fonte de alimentação.

Na figura abaixo, é esquematizado um circuito para acender um LED através de uma bateria de 5v, fonte ou pilhas. Observe a polarização do LED; o Anodo (A), terminal maior, é conectado ao pólo positivo +(5v) da bateria, e o Catodo (K), ao pólo negativo -(0v). Se seus terminais forem invertidos o LED não acende.

Os LEDs são utilizados em circuitos que precisem por algum motivo, sinalizar ou alertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com