TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: TEORIA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A compreensão do que representa hoje a administração, exige o conhecimento da contribuição cumulativa das várias teorias administrativas antecessoras e da época em que se inserem. . O foco nas tarefas e nas pessoas enfatizado nas teorias clássicas passou para os objetivos e respectivos resultados.

Este trabalho encontra-se organizado em várias partes. Numa primeira parte é feita uma descrição sobre o surgimento das teorias da administração e dos antecedentes históricos da administração. Posteriormente, procura-se explicitar as características marcantes das teorias propostas pelos precursores da Administração, e também os princípios e as contribuições de TAYLOR e FAYOL.

SURGIMENTO DAS TEORIAS ADMINISTRASTIVAS

O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX, seguindo, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, a final, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade. Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois elevou- se intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra-estrutura. Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas idéias referem - se à prática da divisão do trabalho...

Teoria da administração científica

Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Desde os primórdios, a organização administrativa está no cerne das civilizações. O Código de Hamurabi, e filósofos como Platão e Aristóteles já previam a estrutura hierárquica. Na Bíblia, Moisés era admoestado por seu sogro a liderar o povo judeu diante do poder do faraó egípcio.

Porém, a ciência da administração surge no despontar do século XX. No final do século XIX, as organizações eras poucas e pequenas. Hoje, temos uma sociedade pluralista, onde a produção de bens ou serviços é confiada às organizações.No estudo histórico da Administração, houveram várias contribuições e influências. São elas:

Influência dos Filósofos: SÓCRATES - administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com