TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CLÁSSICA De HENRY FAYOL

Artigo: TEORIA CLÁSSICA De HENRY FAYOL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Quais a(s) principal(is) diferença(s) da TEORIA CLÁSSICA de HENRY FAYOL da TEORIA CIENTIFICA de FREDERICK W. TAYLOR?

Taylor destacava nos afazeres, ou seja, no trabalho trabalhador, a preocupação fundamental era aumentar a produtividade os trabalhadores eram tratados com rigor e não tinham tempo para quase nada a não ser o trabalho, ele abordava as organizações de baixo para cima, ou seja, do trabalhador para o superior e gerencia. A administração cientifica era vista pelos trabalhadores como artificio para que os mesmos trabalhassem mais ocasionando mais lucros para os patrões enquanto o seu trabalho só aumentava seu salário melhorava muito pouco ou nada.

Fayol já com a teoria clássica coloca ênfase na estruturação da empresa a preocupação era de cima para baixo dos diretores para os departamentos e também valorização ao operário, na teoria basicamente se preocupava com a otimização das estruturas das organizações para chegar naturalmente a máxima eficácia de cada departamento, remuneração justa e estabilidade no cargo também fazia parte dos princípios.

Precisa concentrar a sua resposta no enfoque, no cerne de cada uma das teorias e apresentar o que identifica como diferenças importantes.

2º) Cite e, com suas palavras explique, cada uma das FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS na visão de Henry Fayol e sua importância para a organização?

Prever: Ajuda a visualizar o futuro e planejar um programa de atuação.

Organizar; Articular a aparência social e material do empreendimento para um melhor ambiente de trabalho, agilizar os processos com a organização dentro da empresa.

Comandar; Gerir e guiar dar uns rumo aos setores da empresa.

Coordenar – fazer a devida articulação entre todos os esforços e ações das pessoas envolvidas nas diversas atividades da organização.

Controlar – Averiguar a metodologia e processos dos setores está certo com os princípios estabelecido na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com