TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Fundamentos da Administração

A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transfor-má-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

A administração representa a solução da maior parte dos problemas que afligem a hu-manidade nos dias de hoje. (Peter Drucker).

A partir do século XX é que a administração começa a ganhar seu espaço de forma notável.

Francis Bacon (1561-1626) é fundador da lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo na administração.

Desenvolvimento

Teorias Administrativas

A Escola da Administração Científica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenhei-ro americano Frederick Taylor (1856-1915) considerado o fundador da moderna TGA.

Levando em conta tudo que Taylor desenvolveu ao longo de sua vida, suas teorias administra-tivas ainda estão vivas atualmente nos relacionamentos nas corporações. Sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoa de executar a tarefa para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas.

Hoje mais do que nunca as grandes corporações buscam uma mão de obra qualificada, eficiente e eficaz para poder aperfeiçoar e aproveitar esse funcionário de uma forma abran-gente dentro da empresa.

Seus estudos ainda continuam vivos nas empresas e indústrias, como por exemplo, a verifica-ção da qualidade do trabalho ao funcionário e o que ele está contribuindo para o crescimento da corporação. A adequação e remanejamento do funcionário de acordo com a necessidade de produção de uma indústria a faz crescer e se desenvolver.

No ponto de vista da empresa o salário ainda é um meio de “qualificação” do funcionário, claro existem outras formas de premiação, como por exemplo: comissões, mas tudo partindo do conceito de salários.

Hoje não é permitida a robotização física de uma pessoa, mas isso não significa que ela deixou de fazer aquilo que a empresa necessita e da forma que a empresa quer, pois a robotização mental com excesso de informação é uma realidade bem atual nas corporações, mesmo sabendo que o trabalho em excesso hoje em dia seja “proibido”, e para que seja “bem visto” as empresas utilizam dessas “bonificações” muitas vezes.

Administração científica, foi o primeiro passo a uma teoria administrativa, implantou diversos conceitos que ate hoje utilizamos na administração.

A Teoria Clássica

A teoria clássica surgiu em 1914, e é caracterizada pelo seu enfoque eminente prescritivo e normativo: como o administrador deve se conduzir em todas as situações por intermédio do processo administrativo, e quais os princípios gerais que devem surgir para obter máxima eficiência. A teoria clássica tem ênfase na estrutura organizacional e nasceu com Henri Fayol, um engenheiro Francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa substi-tuindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sistêmica, global e universal.

Teoria da Burocracia

Burocracia é a organização por excelência para conseguir essa eficiência, ela detalha anteci-padamente as contas como deverão ser feitas, mas se esquece das variáveis que devem ser sempre consideradas, o que acarreta diversas disfunções nas realizações de ações específicas.

Teoria Estruturalista

Desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático, os es-truturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanísticas da TGA, criaram várias tipologias de organizações e análises comparativas para a melhor compreensão do fenômeno organizacional.

Relações Humanas

A Escola das Relações Humanas teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principais precursores. Surgiu como uma teoria da oposição e combate a Teoria Clássica, disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vista.

Teoria Comportamental

A Teoria comportamental surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947(o com-portamento administrativo) que foi desenvolvido a teoria de decisões, pois para ele, a decisão é muito mais importante do que a subsequente.

A abordagem comportamental descende diretamente da Escola das Relações Humanas e man-têm a tradição de deixar os aspectos estruturais em segundo plano, para focalizar os aspectos comportamentais.

Comparação entre os artigos “Organizações Mecanicistas X Flexíveis” com o de “Teorias Administrativas”.

Nas organizações Mecanicistas X Flexíveis para Taylor o funcionário não era visto como ig-norante, prezava muito sua capacidade intelectual, acreditava na ideia da eficiência e eficácia, que a agilidade e rapidez dos funcionários gerariam lucros e ascensão industrial, porém quem deveria decidir o método ideal para o trabalho seria o gerente.

Na teoria clássica da administração Fayol caracterizou-se pela visão do homem econômico e a brecha da máxima eficiência.

Sofrendo críticas da administração Fayol caracterizou-se pela visão do homem econômico e a máxima eficiência.

Fayol passou por fortes mudanças e hoje as empresas em geral se articulam em áreas como finanças, contabilidade, marketing, produção, operações (funções técnicas) e gestão de pesso-as (recursos humanos).

A teoria administrativa, não se concentra apenas no topo da empresa, mas é distribuído pro-porcionalmente entre todos os níveis hierárquicos.

Para Fayol as funções administrativas são compostas pelos elementos da administração: Pre-ver, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Razões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com