TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Exames: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 14

1. PARTE HISTÓRICA DA TEORIA DA ADMININISTRAÇÃO

A história da Administração surgiu muito séculos atrás, precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuraram uma maneira de melhorar seus problemas práticos, surgindo a arte e o exercício de administrar. Apontam-se ainda outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Há cerca de um século a Administração passou a ser encarada como uma ciência. Antes, era considerada uma habilidade inata, um dom, privilégios de alguns, a preocupação com a administração existe desde a antiguidade, desde o tempo dos filósofos gregos, como discriminado a seguir:

Sócrates – via a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência; Platão – na sua obra: A República expõe o seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos; Aristóteles – estudou a organização do estado e distingui três formas de administração pública; monarquia, aristocracia e democracia.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram; a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja considerada uma organização formal, há séculos vem mostrando sua eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas. Organizações Militares com uma hierarquia de poder rígido e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

O fenômeno que provocou o surgimento da moderna administração ocorreu no final do Século XVIII com a Revolução Industrial e se estendendo ao longo do Século XIX, chegando ao limiar do Século XX. Dentre estes destacamos; crescimento acelerado e desorganizado das empresas; necessitando maior eficiência e produtividade das mesmas.

No inicio do Século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Científica e, o estudo da Administração como Ciência. Taylor teve inúmeros seguidores (engenheiros como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros). Procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa, no que foi bem sucedido.

A técnica para chegar ao método racional era: estudo de tempos e movimentos; as atividades complexas eram subdivididas em atividades mais simples e; estas, divididas para facilitar sua racionalização e sua padronização. Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. A administração científica concentrou-se na tecnologia de produção em massa, que segue os seguintes princípios: padronização; racionalização do trabalho e ritmo. Os princípios da produção em massa ficaram associadas a Henry Ford, devido a sua intuição de utilizá-la para a produção de automóveis, não inventou nada, mas soube como utilizar as técnicas oferecidas na época pela administração científica.

Paralelo aos estudos de Taylor, Henri Fayol, que era francês, enfatizou a estrutura organizacional, considerado o pai da teoria clássica da administração, segundo ele administrar é conduzir a empresa a meta proposta. Fayol contemplou cinco funções administrativas: planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar. Considerado o fundador da teoria da burocracia, Max Weber sociólogo alemão, defendia que a formalização burocrática era necessária para o bom funcionamento das organizações; as principais dimensões consideradas “ideais” para Weber eram: formalização, divisão do trabalho; princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade de administração e profissionalismo do funcionário.

Organizações Mecanicistas x Organizações Flexíveis

O que definiríamos como Meio Termo? Meio Termo seria o ponto de equilíbrio entre duas ou mais posições distintas! Partindo deste conceito, então existe um meio termo entre elas; se agregam adotando o que melhor atende as necessidades da organização e, conseqüentemente ao mercado atendido.

2. ÊNFASE NAS TAREFAS

A tarefa básica da administração é de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.

Teoria Clássica da Administração (1916). Idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Paralelamente aos estudos de Frederick W. Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes, baseado em sua experiência na alta administração. Relacionou quatorze princípios básicos: Divisão do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral); Remuneração; Centralização (ou Descentralização); Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade dos funcionários; Iniciativa; Espírito de equipe. Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: técnicas; comerciais; financeiras; segurança; contábeis; administrativas e essa; relacionada a outras cinco funções: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar. A administração exige várias ações orientadas para alcançar objetivos através de diferentes pessoas e órgãos que trabalham conjunta e integradamente e envolve liderança e direcionamento de atividades.

Teoria da Burocracia (1909). Organização formal voltada para a racionalidade e eficiência. Segundo Max Weber, considerado o fundador da TB, o tipo ideal da mesma apresenta sete dimensões principais: Formalização; Divisão do trabalho; Princípio da hierarquia; Impessoabilidade; Competência técnica; Separação entre propriedade e administração; Profissionalização do funcionário. Weber não levou em conta a variabilidade do ser humano, causando uma série de conseqüências indesejadas e que levam à ineficiência e às imperfeições, chamadas disfunções da burocracia, são entre outras: internalização das normas; excesso de formalismo; excesso de papelório. Ainda assim o modelo burocrático tende a prevalecer principalmente nas organizações estatais e repartições públicas.

Teoria Estruturalista (1947). Enfatiza a Estrutura Organizacional, desenvolvida a partir das limitações e rigidez do modelo burocrático. Os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto, e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanísticas da TGA. Abordagem múltipla, focalizando-as como estruturas formais e informais e análise organizacional e interorganizacional.

3. ÊNFASE NAS PESSOAS

Procura enfatizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com