TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMISTRAÇÃO

Ensaios: TEORIA DA ADMISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

• ALUNO 1 / RA 000000

• ALUNO 2 / RA 000000

• ALUNO 3 / RA 000000

• ALUNO 4 / RA 000000

• ALUNO 5 / RA 000000

TRABALHO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

[pic]MANAUS

2010

EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

[pic]MANAUS

2010

[pic]

TRABALHO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

APROVADO EM: ___/___/___.

NOTA:___________________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Prof.

_____________________________

Prof.

_____________________________

Prof.

[pic]MANAUS

2010

SUMÁRIO

RESUMO 6

INTRODUÇÃO 7

DESENVOLVIMENTO 8

1. ACONTECIMENTOS PARA O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 8

2. HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM

3. TAYLOR & FAYOL PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO 9

4. HUMANISTICA, NEOCLASSICA 11

5. TEORIA ESTRUTURALISTICA 12

6. CONFRONTO 12

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

RESUMO

Trabalho sobre a introdução à teoria da Geral da Administração. Analisasse os dados sobre a administração ser uma habilidade humana e sobre os acontecimentos que ocasionaram o surgimento da teoria da administração, analisasse também os acontecimentos históricos, falando um pouco do que Leo Huberman quis dizer com a historia da riqueza do homem, sem deixar de mencionar as principais contribuições dos precursores da administração, Taylor e Fayol, e para finalizar abordamos a respeito das razoes que fizeram surgi as abordagens humanísticas, neoclássica, estruturalista, fechando com um confronto entre o conteúdo do PLT e conteúdo por nos defendidos.

Palavras Chaves: evolução, teorias,

INTRODUÇÃO

Ao analisar a historia da humanidade, vemos que sempre inventou maneiras melhor aplicar seus esforços com a intenção de ter melhores resultados de suas ações. O desenvolvimento aconteceu quando nós aprendemos a reunir forças, juntar pessoas, idéias e experiências e passamos a trabalhar em conjunto. Foi quando surgiu a organização – o motor do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno.

Com a organização o homem conseguiu uma forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.

As organizações operam em ambientes diferentes rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais. E demográficos que integram entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forcas caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor. Há um complicado jogo de ações e interações que provocam e recebem influencias de todas as partes envolvidas.

As organizações não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas. Uma organização necessita de complexa equipe de pessoas altamente qualificadas – para sua adequada administração

A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estudo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais e abstrações. Administração é resultado!

Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo. Administração e organização andam de mãos dadas; uma não existe sem a outra. Conforme (Chiavenato. {2006, p.01 á 34}).

DESENVOLVIMENTO

1. Acontecimentos para o surgimento da Teoria da administração

A revolução industrial começou em 1776 na Inglaterra, com a invenção da maquina a vapor por James Wat (1776 – 1819) e sua aplicação a produção. Com ela surgiu uma nova concepção de trabalho, responsável por modificar completamente a estrutura social e comercial da época.

Foi o desenvolvimento econômico dos EUA e de alguns países na Europa, principalmente na Inglaterra, que demandou a sistematização dessa habilidade na forma de conhecimento cientifico capaz de orientar a condução das organizações.

A revolução industrial e aumento do consumo possibilitaram o aprimoramento da produção em massa que trouxe um grau de complexidade aqueles que estavam à frente das indústrias por desconhecerem as novas formas de trabalho. A parti de problema específicos das grandes indústrias daquela época; alguns estudiosos deram início a o que conhecemos hoje como a Teoria da Administração.

Durante milhares de anos as civilizações necessitaram de alguma forma de organização de atividade, ate mesmo para que cada um tivesse claro qual seria seu papel na sociedade. Com rápida evolução e consolidação da pratica do comercio, teve inicio a produção artesanal posteriormente a produção fabril, ainda com pouca capacidade de produção em escala. Ate aquele momento, os artesões eram donos de todo o processo produtivo, o que passou a ser controlado pelos capitalistas a parti do sistema fabril. Preocupado com a eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com