TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Casos: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Relata-se a respeito da evolução historica da administração e seu sugimento, as duas principais instituições que se destacaram e o fato que ocasionou o aparecimento da moderna administração e suas respectivas datas. FREDERICK W. TAYLOR, que apresentou os principios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA, e suas propostas. Paralelo aos estudos de TAYLOR, HENRI FAYOL que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. FAYOL relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de TAYLOR. Destaca as principais características das Teorias da administração seguido das implicações éticas e as aprendizagens organizacional.

Palavras-Chaves: Historia da administração, Taylor, Fayol, Ética.

Resumen

Se presenta en la evolución de la gestión y su sugimento histórico, las dos principales instituciones que se destacaron y el hecho que dio lugar a la aparición de una gestión moderna y sus respectivas fechas. FREDERICK W. TAYLOR, quien presentó los principios de la administración científica y el estudio de cómo la ciencia administrativa, y sus propuestas. Paralelo estudios TAYLOR, HENRI FAYOL que era francés, abogó principios similares en Europa, basado en su experiencia en la alta dirección. FAYOL relacionado 14 principios básicos que se pueden estudiar de manera complementaria a la TAYLOR. Destacaas principales características de las teorías de la administración siguieron dasimplicações aprendizaje ético y organizativo.

Palabras-claves: Histórico de la administración, Taylor ,Fayol , Ética.

INTRODUÇÃO

A Administração surgiu a muitos séculos atrás, 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam melhorar seus problemas práticos.No Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada. Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Revolução Industrial provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX, onde trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas. A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial: Crescimento acelerado e desorganizado das empresas; Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas.

Teoria da administração científica

No inicio do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Cientifica e o estudo da administração como ciência. Conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Propostas básicas de Taylor, as 5 funções essenciais da Gerencia Administrativa: Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar. Paralelo aos estudos de Taylor, Henri Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, são eles: 1-Divisão do trabalho; 2-Autoridade e responsabilidade; 3-Unidade de comando; 4-Unidade de direção; 5-Disciplina; 6-Prevalência dos interesses gerais; 7-Remuneração; 8-Centralização; 9-Hierarquia; 10-Ordem; 11-Eqüidade; 12-Estabilidade dos funcionários; 13-Iniciativa e 14-Espírito de corpo. As cinco funções essenciais da gerencia administrativa defendida por Taylor, já conhecidas e estudadas nas escolas de administração, são os fundamentos da Teoria Clássica que são defendidas também por Fayol. Essa teoria considera: a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, que semelhante a Administração Científica, desenvolvia princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Traçando um paralelo entre a Administração Cientifica , de Taylor e a Administração Clássica de Fayol conclui-se que: Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada por Taylor era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto Fayol enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Teoria Clássica da Administração: tendo por base a Administração como uma ciência, visualizando a organização como uma disposição das partes, essas partes estão todas inter-relacionadas. Para tratar racionalmente a organização, deve-se caracterizar-se pela divisão do trabalho, entre as partes (órgãos) que a constituem, podendo ser essa divisão (do trabalho) vertical, níveis de autoridade, ou horizontal, departamentalização. Teoria da Burocracia surgiu pela necessidade de suprir a falta de uma teoria da organização sólida, o economista e sociólogo Max Weber foi a inspiração para o surgimento da teoria da organização onde se pode entender que uma organização é onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes, também é empregado com o sentido se apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. A teoria das Relações Humanas foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, o advento humano trouxe uma nova linguagem que passou a predominar no setor administrativo, fala-se em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. A felicidade humana passa a ser vista como algo importante, pois o homo economicus cede lugar ao homem social. A Teoria Comportamental da Administração aborda um novo tema dentro da teoria da administração, enfocam as ciências do comportamento, abandonando assim as posições normativas e prescritivas das teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com