TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Artigos Científicos: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado a entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias a ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionados.

Noutras palavras, a contabilidade é a ciência que controla e avalia em termos monetários o patrimônio das entidades, coletando, registrando, resumindo e informando os atos que afetam os elementos patrimoniais, demonstrando suas variações e quantitativas e qualitativas.

A demonstração da situação patrimonial de uma entidade, bem como seu resultado econômico, deve ser feita de forma clara e objetiva, seguindo, rigorosamente, os conceitos, princípios e normas que norteiam os serviços da contabilidade.

É social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

Por fim, podemos dizer que o exercício dessas funções permite à contabilidade atingir suas finalidades, que são a de ESTUDAR e CONTROLAR o patrimônio, para prestar informações às pessoas que tenham interesse na situação patrimonial e no desempenho das atividades das entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com