TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

1. DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.

1.1. ATIVO

Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva.

Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.

1.1.2. FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ATIVOS

Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes.

A isso, chamamos mais claramente, de valores de entrada e valores de saída.

• VALORES DE ENTRADA: Ocorre quando a empresa compra (adquire) ativo necessário à manutenção de sua atividade.

• VALORES DE SAÍDA: Ocorre na troca de bens, produtos ou mercadorias, convertidas em valores mobiliários, sendo assim, atribui valores aos bens que serão colocados à disposição dos interessados.

1.1.3. ATIVO INTANGÍVEL

É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante.

O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo Não Circulante é composto pelos seguintes subgrupos:

• Ativo Realizável À Longo Prazo

• Investimentos

• Imobilizado

• Intangível

Como se pode analisar, o ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial que tem a principal característica de gerar benefícios futuros para a empresa. Ativos Intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo fatores como marcas, patentes, tecnologia e pesquisas.

Com isso, pode-se ver que o ativo tem a capacidade de realizar serviços futuros para organização que a controla, tendo assim importância fundamental na noção de benefícios econômicos futuros.

1.2. PASSIVO

O Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo o que ela deve, ou seja, as dívidas que ela contraiu.

Os Passivos resultam das transações que permitem as entidades adquirirem recursos, podendo ser impostos a uma entidade pelo governo através de impostos, multas entre outras. São exemplos de Passivo:

• Duplicatas a pagar;

• Salários a pagar;

• Aluguéis a pagar;

• Encargos sociais a pagar;

• Juros a pagar;

• Impostos a pagar.

O Passivo deve permanecer registrado até o encerramento da dívida, quando acontece o pagamento da obrigação.

1.3. PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O Patrimônio Líquido pode ser caracterizado pela diferença entre Ativo e Passivo, ou seja, é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Ele representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.

A partir de 2008, para as sociedades por ações, como as S/A, a divisão do Patrimônio Líquido é feito com o Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

No caso em que o valor do Patrimônio Líquido é negativo é também denominado de "Passivo a Descoberto". Isto ocorre quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos.

1.3.1. CONTAS DE RESERVA

As reservas de capital constituem-se grupo de contas integrantes do Patrimônio Líquido e a sua existência torna-se uma informação importante para tomada de decisão dos usuários.

Elas são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com