TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

Trabalho Escolar: TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  295 Visualizações

A concepção de contingência na administração significa que não há uma única melhor maneira de administrar, mas sim a mais adequada para cada situação. Pesquisas que geraram a teoria da contingência concluíram que a estrutura organizacional deve seguir a estratégia e não vive-versa; que há modelos mecânicos (mais repetitivos e fixos) e orgânicos (mais dinâmicos e flexíveis) para administrar conforme o tipo de atividade; que o ambiente influencia na diferenciação e na integração de cada empresa; e que mudanças na tecnologia levam a rearranjos e a novos modelos organizacionais.

1 A concepção de contingência na administração

A teoria da contingência na administração pode ser entendida como uma continuidade da teoria dos sistemas, no sentido de pensar estruturas organizacionais e ações gerenciais adequadas às organizações em função, principalmente, do ambiente e da tecnologia. Esta teoria preconiza que nada é absoluto em administração, sendo necessário analisar qual é a melhor solução organizacional para cada situação ou contingência. Desta forma, dependendo da situação, pode-se utilizar, separadamente ou combinadas, as abordagens mais tradicionais, as comportamentais e a de sistemas.

Conforme Daft (1999), contingência significa que (p. 15) “uma coisa depende de outras, e para que a organização seja eficaz é preciso haver um perfeito ajuste entre sua estrutura e as condições do ambiente externo”. Assim, esta teoria significa “depende” da situação da organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com