TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE

Resenha: TEORIA DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS DA EDUCAÇÃO

 PAULO FREIRE

Teoria, Vida e Obra – Concepção de Educação

Paulo Reglus Neves freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, faleceu em 2 de maio de 1997 em São Paulo. Para Freire a educação sempre será um motivo de discernimento, pois ele desenvolveu mais do que uma prática de alfabetização, uma pedagogia crítico libertadora, onde o ato de conhecimento tem como pressuposto fundamental a cultura do educando; não para cristalizá-la mas como “ponto de partida” para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história, baseando-se na ideia de que o ser humano está em constante evolução, está em constante transformação.

“A alfabetização é uma experiência criadora e significa que o alfabetizando tem que criar, tem que montar produções mais técnicas, o seu sistema de sinais gráficos, ele tem que ser no fundo um arquiteto desta produção ou desta criação, obviamente ajudando, ele ou ela, ajudado pelo educador ou educadora. Ninguém começa lendo a palavra, porque antes da palavra, o que a gente tem pra ler à disposição da gente é o mundo.” (TV Escola. Brasil, 2007).

As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, a sua gestão marcou pra sempre a possibilidade de um desenvolvimento de uma educação pública, popular e democrática, onde houve uma preocupação muito profunda em valorizar a figura dos educadores da rede municipal, para dizer que não era considerado apenas educadores os professores, mas todas as pessoas que constituíam o espaço da escola, ou seja o princípio de formação do ser é construído através da alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com