TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DAS RESTRIÇÕES

Casos: TEORIA DAS RESTRIÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria das restrições

• Conceito

Conhecida como Theory of Constraints (TOC), é uma filosofia de negócio que se baseia na existência de limitações em qualquer sistema gerenciável por pequenas restrições, causando assim uma incapacidade de atender a demanda que lhe é solicitada.

• História do Pensamento

A TOC teve início na década de 70, quando Eliyahu Goldratt observou que os métodos de administração da produção tradicionais não faziam sentido lógico, então elaborou um método de administração da produção totalmente novo. O método novo deu tão certo, que outras empresas se interessaram em aprender a técnica. Goldratt decidiu então se dedicar, aperfeiçoar e disseminar sua técnica. Na década de 80 escreveu o livro “A META” que descreve as dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho, o gerente não mede esforços em encontrar novos procedimentos para alcançar as suas metas de produtividade. No desenrolar da história o gerente descobre a teoria de Goldratt e torna sua empresa competitiva novamente.

O sucesso do livro foi, e é tão grande que muitas empresas leram o livro e começaram a aplicar o princípio da TOC o mais rápido possível.

Muitas empresas melhoraram significativamente a produção que os problemas começaram a aparecer em outras áreas, Goldratt elaborou soluções para outras áreas porém, ele sabia que as empresas precisavam de algo mais fundamental do que soluções prontas, então decidiu ensinar as pessoas o raciocínio lógico que usava para resolver problemas. Em 1994 escreveu um outro livro, com o mesmo estilo de “A META”, chamado “MAIS QUE SORTE, UM PROCESSO DE RACIOCINIO”, desta vez a história é sobre os problemas mais específicos da empresa usando o Processo de raciocínio.

• As ferramentas desenvolvidas por Goldratt.

As ferramentas desenvolvidas por Goldratt para aplicação da TOC constrói um raciocínio lógico que pode auxiliar os gerentes das empresas no processo de mudança do caminho no sentido do ganho. Os modelos ou processos de raciocínio são: a Árvore da Realidade Atual, o Diagrama de Dispersão da Nuvem, a Árvore da Realidade Futura, a Árvore de Pré- requisitos e a Árvore de Transição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com