TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE APREDIZAGEM

Trabalho Escolar: TEORIA DE APREDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

As teorias de aprendizagem de Piaget e Vygostsky ajudam a até hoje a professores e pesquisadores sobre o processamento da inteligência, do aprendizado e de desenvolvimento. Vou mostrar semelhanças e diferenças entre esses dois pensadores.

Vygostsky privilegiava o ambiente social, ele acha que variando o ambiente que a criança nasce o seu desenvolvimento também variará.

Ele enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é na troca entre as pessoas, que tem origem as funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente de comportamento.

A criança nasce num mundo social, e vai formando uma visão de mundo através da interação com adultos e crianças, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo o outro.

Vygotskys acredita que o desenvolvimento e aprendizagem têm as suas origens nas capacidades humanas, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento, o desenvolvimento é um processo que se da de fora pra dentro, onde a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, dando uma forma definida ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação

Já Piaget prioriza a maturação biológica, ele tem uma teoria construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito, e também reformam em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, Piaget interessava uma visão transformadora da epistemologia. Para ele a visão egocêntrica que as crianças têm do mundo vai progressivamente aproximando-se da concepção dos adultos, onde torna-se socializada, objetiva do individual para o social.

Piaget também tem uma teoria interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico, onde a criança observando este, ela vai aprender a afirmar unicamente o que ela percebe, a distinguir o que é real do que é produto da imaginação e conseqüência da afetividade, que influencia seu jeito; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento, a criança se apodera de um conhecimento se agir sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir e inventar.

Na maturação que surge o afloramento, da aprendizagem, pois ela é segundo ele, subordinada ao desenvolvimento, pois o pensamento aparece antes da linguagem, que é uma das formas de expressão, onde a formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.

Conclusão:

Para ambos é importante que se respeite a criança, Eles representam marcos teórico nas pesquisas da construção do conhecimento, sendo necessário o diálogo entre ambas as teorias de aprendizagem para que tenhamos uma teoria do conhecimento sempre renovada e atual. Consideram que a imaginação surge da ação, o que é importante na forma da consciência e o discurso egocêntrico como o ponto de partida do discurso anterior.

Neste sentido ambos Vygotsky e Piaget, criaram novos paradigmas para o desenvolvimento psico-emocinal. E com certeza contribuíram, e muito com os educadores atuais. Mas é preciso lembrar que a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com