TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE FINANÇAS PÚBLICAS

Trabalho Universitário: TEORIA DE FINANÇAS PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  2.406 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?

A ideologia é a visão de um grupo ou fração social, em vez de apenas a visão de mundo da classe capitalista, vista como classe dominante, Assim, à sociedade civil caberia a função de hegemonia e à sociedade política, a de dominação. À sociedade civil, competiria a formação do consenso; à sociedade política, o exercício da coerção. Um grupo social é dominante em relação a grupos adversos, que ele busca liquidar ou mesmo submeter pela força das armas, e é dirigente em relação a grupos que lhe são próximos ou aliados.”

2. Caracterize o conceito de hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva.

A hegemonia é a dominação de um grupo sobre outro grupo, utilizado uma ideologia como base.

A Crise hegemônica decorre de erros de avaliação de estratégias que enfraquecem a liderança ou a legitimidade política do grupo hegemônico. A Evolução passiva é uma estratégia do grupo dominante para continuar hegemônico em momentos de crise, porém, quando deixa de funcionar, o grupo dominante pode tentar o uso da força para permanecer no poder.

3. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de guerra de posição se encaixam nesse processo?

Intelectual orgânico – é todo tipo de pessoa que atua na divulgação de uma ideologia. Esse grupo é composto de religiosos, de professores, de jornalistas e de líderes profissionais entre outros. A forma como a hegemonia é obtida depende crucialmente do intelectual orgânico.

A crise hegemônica, no entanto, pode ser estimulada por meio da competição ideológica. Parte desse processo de competição ideológica é o que Gramsci chama de guerra deposição.

Se encaixam por um está relacionado ao outro, visto que a contestação ao grupo hegemônico se dar pela guerra de posição, que vem a ser estimulada por meio da competição ideologia.

4. Diferencie, com exemplos, os conceitos de bem público puro e de bem privado puro.

Se o bem é não rival no consumo e se a exclusão é muito cara então é bem público. O bem público possuem as características de:

• Não rivalidade é a característica de dois ou mais consumidores poderem consumir uma mesma unidade do bem (consumo conjunto). Exemplo: Defesa nacional, software livre, o Ar que respiramos.

• Exclusão não ser desejável é a característica inerente ao facto de não existirem custos adicionais em ter um consumidor extra.

Já bem privado envolve rivalidade e a exclusão é de baixo custo. Exemplo de Bens privados comida, roupa, móveis.

5. Contraste as explicações de Wagner e de Peacock e Wiseman sobre a crescente participação do setor público na economia.

Wagner estudou as pressões crescentes sobre o Estado como forma de promoção do progresso social.

*Lei de Wagner – hipótese de que à medida que o nível de renda per capita se eleva em países que se desenvolvem industrialmente e se urbanizam, cresce a importância relativa do setor público.

Alan Peacock e Jack Wiseman, é que a crescente demanda por gastos públicos tem restrições políticas e econômicas. As pessoas querem os benefícios dos gastos públicos, mas resistem ao correspondente aumento da carga tributária.

6. Diferencie incidência legal de incidência econômica na discussão do impacto dos tributos sobre a renda das pessoas.

A Incidência legal de um imposto indica quem é legalmente responsável pelo imposto, mostrando quem os recolhe ao fisco, e a incidência econômica leva em consideração o possível repasse dos impostos via alterações de preços.

quem de fato paga o imposto, se é a empresa pelo produto produzido ou o contribuinte quando os impostos são atribuídos no preço do produto.

7. Caracterize as despesas públicas segundo a natureza e dê dois exemplos de cada tipo.

Despesas Correntes é a classificação pela natureza do gasto põe em destaque se o gasto é apenas para manter o governo em funcionamento ou para redistribuição de renda, que incluem categorias econômicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com