TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE GESTÃO

Projeto de pesquisa: TEORIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1. Introdução.........................................................................................................................

2. Surgimento das Teorias da Administração.......................................................................

3. Considerações Finais........................................................................................................

4. Referencias Bibliográficas...............................................................................................

1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO / INTRODUÇÃO

Ao se tratar de Teorias da Administração, não devemos nos esquecer de seus antecedentes sociais e históricos, influencias de filósofos, povos antigos que usavam a administração em aspectos da vida (vemos registros datados antes de Cristo), a influencia da Igreja Católica e como a Revolução Industrial impulsionou o surgimento de teorias administrativa tais como mudar a forma que vemos a administração hoje.

2. Surgimento das teorias da Administração

A Administração com o passar dos tempos sofreu forte influencia que a moldaram e fizeram chegar a que conhecemos atualmente. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram escritos que contribuíram para a Administração Moderna. Em seu trabalho, Sócrates sita a administração como habilidade pessoal, no livro “A Republica”, Platão expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos, já Aristóteles em “A Politica” fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais.

Não somente os filósofos mais povos deixaram a sua contribuição para a Administração atual (Maximiano, 2007), podemos citar.

 Egípcios – Burocracia administrativa

 Babilônios – registros de Transações comerciais

 Assírios – deposito de suprimentos e colunas para transporte

 Gregos – democracia, ética, qualidade, igualdade na administração

 Romanos – criadores dos tributos, primeiras organizações de empresas.

 Chineses – planejamento, estratégia, comportamento gerencial

A Igreja Católica teve forte influencia sobre a administração, pois durante anos as Normas Administrativas e a Organização Publica ficaram a cargo da Igreja e não do Estado, havia uma hierarquia e uma centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando e estratégias, obedecendo a uma hierarquia.

As Teorias Administrativas se intensificaram a partir do século XX, impulsionados pela Revolução Industrial. Frederick Winslow Taylor (1856-1915) integrante da Escola Clássica e precursor da administração cientifica, fundada em 1880, visava a eficiência, o combate ao desperdício, a racionalização do trabalho e melhor maneira de se executar as tarefas. Com base em suas observações ao longo da sua carreira desenvolveu técnicas para a racionalização do trabalho.

Juntamente com Henry Ford foram um dos responsáveis pelo processo de linha de produção em massa e linha de montagem, a qual proporcionou benefícios tais como a velocidade da produção, reduzindo os custos de estoque de peças a espera de montagem. Quanto mais se produzia, mas barato o produto ficava. Ford tinha a visão que funcionários bem remunerados consumiriam o produto que fabricavam com isso o salario foi aumentado e a jornada de trabalho foi estabelecida para 8 horas, havia funcionários especializados, trabalhando de forma padronizada.

O francês Henry Fayol (1841-1925) desenvolveu a teoria sobre a função administrativa, para ele a administração era uma atividade comum em todos os empreendimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com