TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE PARETO

Casos: TEORIA DE PARETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCÍPIO DE PARETO

O Princípio de Pareto foi criado no Séc. XIX por um economista italiano chamado Alfredo Pareto, que, ao analisar a sociedade concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número muito reduzido de pessoas.

O diagrama de Pareto, que teve importantes contribuições de Juran (um dos importantes teóricos do gerenciamento de qualidade), baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.(FARIA..., 2008)

Através do Diagrama, que pode ser aplicado seguindo-se alguns passos básicos, é possível ter uma idéia clara da relação entre causas e problemas a fim de priorizar a ação que trará melhor resultado.

Conforme Faria, as etapas são as seguintes:

a) Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda que se quer investigar;

b) Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;

c) Em uma tabela, ou folha de verificação, organizar os dados com as categorias do aspecto que se definiu;

d) Fazer os cálculos de freqüência e agrupar as categorias que ocorrem com baixa freqüência sob a denominação “outros”, calculando também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;

e) Traçar o diagrama.

O principio de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.

Após concluir que este princípio era válido em muitas áreas da vida quotidiana, estabeleceu o designado método de análise de Pareto, também conhecido como regra dos 20-80% e que significa que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%).

O princípio 80/20 nos explica que em qualquer população ou conjunto de coisas, algumas são muito mais importantes que as outras. Uma boa hipótese ou referência é que 80% dos resultados ou conseqüências são obtidos a partir de 20% das causas ou insumos e às vezes até de uma proporção menor de forças extremamente poderosas.

O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas devem ser “atacadas” primeiro ou que surtirão melhores resultados, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até a construção do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método.

BIBLIOGRÁFIA:

http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/46160.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA0pAAH/grafico-pareto

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVtYAC/principio-pareto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com