TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE Pierre Bourdieu

Dissertações: TEORIA DE Pierre Bourdieu. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 9

FILOSOFIA E A CIENCIA

A filosofia é ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência crítica, a filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções, baseiam-se no questionamento, raciocínio e reflexão visando assim uma nova visão da sociedade é o modo de buscar a verdade exercitando o pensar o relacionamento humano e a liberdade da mente conhecer e arriscar em criar e descobrir novos conceitos. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia. 

Compreender o caráter aberto da Filosofia significa querer resultados consensuais substanciais, como qualquer pessoa que faz qualquer outro estudo quer resultados, a pesar de sabermos que são escassos. Mesmo tentando, ainda que saibamos que a probabilidade de obtê-los é pequena, mas isso em nada diminui o seu valor do conhecimento, a sua seriedade escolar.

Ao estudante compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, e sabendo aplica em suas futuras profissões. A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver, esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as escolas estão instruídas a transmitir o conhecimento que já feito aos estudantes.

A primeira coisa óbvia é que se a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar esses problemas, teorias e argumentos, que em partes é muito complexo até para alguns professores.

EDUCAÇÃO NO SECULO XXI

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro, as perspectivas para a educação do Século XXI são otimistas. A práxis transformadora visando à futuridade histórica nos leva a refletir sobre a necessidade de superar a logica desumanizadora que tem o individualismo, na competitividade e no lucro seus fundamentos.

Nossos corações e mentes, como educadores, estão voltados à educação para outro mundo possível, uma educação para a sustentabilidade. Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas: mudar o mundo e mudar as pessoas é processos interligados. No Século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais juntos, produtivos e sustentáveis para todos e todas.

Educar para outro mundo passível é uma expressão cheia de significados ela supõe que o projeto de mudança do mundo implica uma visão educacional. John Holloway, em seu livro Mudar o mundo sem tomar o poder, nos mostrou que educar para outro mundo possível é educar para dissolver o poder, para democratiza-lo radicalmente. Devemos superar as relações de poder pelo reconhecimento mutuo da dignidade de cada pessoa.

Nós, as pessoas comuns, temos essa capacidade de mudar o mundo por isso, educar para outro mundo possível é educar para conscientizar (Paulo Freire) é viabilizar o que foi escondido para oprimir, é dar voz aos que não são escutados é também educar para a ruptura, para a rebeldia, para a recusa, para dizer não, para gritar, para sonhar com outros mundos possíveis. Paulo Freire foi um exemplo de educador de outro mundo possível.

O fetichismo da ideologia neoliberal é o fetiche da logica capitalista que consegue solidificar-se a ponto de fazer crer que o mundo é naturalmente imutável.

O neoliberalismo concede a educação como uma mercadoria, reduzindo nossas identidades às de meros consumidores, desprezando o espaço publico e a dimensão humanista da educação o núcleo central da concepção neoliberal da educação é a negação do sonho e da utopia por isso, uma educação para outro mundo é possível, a educação para o sonho para a esperança.

A mercantilização da educação é um dos desafios mais decisivos da historia atual só uma educação emancipadora poderá interver essa logica, através da formação para a consciência crítica e para a desalie nação. A globalização capitalista roubou das pessoas o tempo para o bem viver e o espaço da vida interior, a capacidade de produzir, cada vez mais gente é reduzida a maquinas de produção.

Educar para outro mundo possível é fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, é inventar novos espaços de formação alternativos ao sistema formal de educação, é educar para articular as diferentes rebeldias, é educar para mudar radicalmente nossa maneira de produzir, portanto, é uma educação para a sustentabilidade.

Mudar o mundo e mudar as pessoas é processos interligados, é educar para superar a logica desumanizadora do capital que tem no individualismo e no lucro seus fundamentos, é educar para viver em rede, é educar para produzir formas cooperativas, não pode haver um único modo de produzir e de reproduzir.

Os educadores não devem dirigir-se apenas a alunos ou educandos, mas aos habitantes do planeta, considerando-os a todos como cidadãos da mesma Mátria. A terra é o nosso primeiro grande educador, pois temos que encontrar nosso lugar na historia, nossos direitos humanos, nossa consciência planetária, para sentir profundamente o universo.

Só assim podemos entender os problemas que atingem humanos e não humanos, explicando essa realidade.

Em outro questionamento a escola publica federais e estaduais de 50 participantes apenas um não tinha ensino técnico, o ensino técnico integrado investe mais em pesquisas é mais amplo tem o necessário para o ensino médio e a que tem mais retorno do Enem para a escola em relação ao aluno. A escola que esta ligada na universidade do mais apoio, investe no professor fazendo com que ele se aprimore, use incentivos na capacitação docente.

Mesmo com o aumento das escolas com ensino técnico não é o bastante, o plano politico pedagógico do instituto nasceu do plano de desenvolvimento institucional sendo discutido com a comunidade. Tendo o plano como linha mestra as pesquisas, como principio educativo em todos os cursos inclusos, inclusive o ensino com adultos.

No instituto federal o projeto pedagógico traz o aluno como um todo mais investigativo, faz o aluno trabalhar mais com pesquisas.

Tudo é muito bom mais temos que colocar em pratica em todas as redes de ensino do Brasil e não beneficiar só alguns, todas as formas de ensino são validas desde que sejas aplicas.

INDÚSTRIA CULTURAL

Segundo Otaíza de O. Romanelli, a ação educativa se descreve juntamente com a compreensão da realidade social em que se vive. Esse processo se resume em dois aspectos: o gesto criador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com