TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pierre Bourdieu

Resenha: Pierre Bourdieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu, nasceu em 1 de agosto de 1930 na cidade de Denguin (França), estudou na faculdade de letras aos 21 anos , em 1954 formou-se em Filosofia , mas sua carreira foi interrompida pelo serviço militar.

Bourdieu recebeu o titulo de Doutor Honoris, causas importantes da Instituições da Europa na universidade Livre de Berlim , em 1989, na e na universidade Johann Wolfgang Gorthe , em 1996 e na universidade de Atenas , no mesmo ano.Pierre faleceu no dia 23 de janeiro de 2002 em Paris.

Bourdieu foi um sociologo da educação da cultura que influenciou algumas gerações de intelectuais, assim conhecidos por pesquisadores , estudantes e ativistas.

Em seus escritos procurou questionar nas classes sociais temas que perseguia os intelectuais:compreender como pequenos indivíduos tinham poder de dominar, permitindo, assim ter visões do ás quais eram obrigados a se referir. Compreender o mundo para ele era se libertar.

Na teoria de Bourdieu , se aplica no Brasil de varias formas, pois no Brasil a desigualdade social é muito.Pois nos tempos de hoje é denominada a “era digital” .E não são todas escolas que possuem esses métodos tecnológicos , por isso estamos diante de problema social , que esse fracasso esta no processo de desigualdade social, presente em nossa realidade.

No sistema educacional deve -se pensar na estrutura familiar , pois também é um motivo de desigualdade social,porque filhos de trabalhadores , na sociedade brasileira deixam seus estudos muito cedo para se integrarem no mercado de trabalho. Priorizando o trabalho ao invés da educação.

Segunda a teoria de Bourdieu , o sistema educacional não restringe somente a transmissão de conhecimento, mas também para a manutenção de status social.

Conclusão:Bourdieu se aplica na desigualdade social ,pois os mais favorecidos , tem mas facilidades que os menos favorecidos , que deveria ser ao contrario.Então à teoria de Bourdieu apesar de muitos anos se passarem esta muito presente em nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com