TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pierre Bourdieu

Resenha: Pierre Bourdieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

Pierre Bourdieu foi um grande colaborador na mudança do modo de pensar da importância das instituições de ensino. Até a metade do século passado se pensava que a educação elevava o nível cultural e a escola não se envolvia muito com os problemas sociais.

Segundo estudos de Bourdieu na França, as instituições ao em vez de transformar a realidade do aluno, acaba por reforçar as desigualdades sociais. Ele criou conceitos como habitus e capital cultural. O habitus é o modo que é determinado a forma de agir, pensarem uma estrutura social, mesmo sem ter a percepção do que se está fazendo.

Existem várias formas de se obter um capital, não é somente com bens materiais propriamente ditos. Capital cultural é a bagagem que no caso do aluno traz para a sala de aula em forma de conhecimento, através de livro, cursos, aprendizagem, etc...

Segundo o sociólogo conforme o capital cultural vai ser o desenvolvimento do individuo. Pois isso depende muito do conhecimento de cada um. E o capital cultural é muito influenciado pelo capital econômico, quanto mais recurso o indivíduo tem, mais cultura vai adquirir. Um indivíduo com poucas posses terá mais dificuldade de comprar um livro, ir ao cinema e várias outras coisas.

Quando um aluno, por exemplo, que sempre estudou em escola pública e passa a estudar em uma escola particular, se depara com uma realidade totalmente diferente da sua. Muitas vezes são disciplinas que nunca estudou modo de falar, experiências vividas pelos colegas que ele jamais teria condição de viver.

Quanto ao capital cultural no Brasil no campo da educação passa pelas mesmas dificuldades e talvez ainda com mais desigualdade. As dificuldades são muito grandes, e á muito que avançar ainda, o país precisa de políticas publicas que contribua para o crescimento cultural de nossas crianças e jovens. Proporcionando atividades que colaborem para o enriquecimento cultural, com promoções de eventos como teatro, mais livros e informática nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com