TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E PRÁTICA A NECESSIDADE (IMPORTÂNCIA) DA TEORIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ensaios: TEORIA E PRÁTICA A NECESSIDADE (IMPORTÂNCIA) DA TEORIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA E PRÁTICA A NECESSIDADE (IMPORTÂNCIA) DA TEORIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a dicotomia que existe entre a teoria e a prática, como se elas não fossem as duas faces de uma mesma moeda. Constatamos, através de estudos feitos que, a formação docente é construída historicamente antes e durante o caminho profissional do docente, e que, se faz também no social. Cria-se então um círculo vicioso, onde a formação docente depende basicamente, tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar. De acordo com o currículo por competências, a nova ênfase educacional baseia-se na mobilização dos saberes construídos para solucionar problemas específicos. Não podemos enfatizar a teorização em detrimento da prática.

Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. Assim sendo, as probabilidades de reflexão e crítica sobre as práticas docentes surgem com maior coerência.

Pimenta (2005, p.26) afirma que o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação dialógica entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.

Nós, professores, precisamos refletir sobre a constituição e interação dos saberes, que ratificam a prática do fazer docente.

O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas na sua própria prática e, originar condições para que diante das teorias, modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.

Eis aí a metáfora do professor sem a teoria. Ainda que talentoso, não aproveitará as oportunidades que a vida lhe apresenta, por não dominar os princípios que norteiam a sua profissão.

Ainda que, talvez intuitivamente, o professor consiga algumas vitórias, o fato de não conhecer a legislação, os processos cognitivos e psicológicos, as teorias e correntes pedagógicas fará com que acabe transformando suas oportunidades educacionais em mera transmissão de conteúdos, muitas vezes infrutífera. Ao mesmo tempo, torna-se alvo e repetidor de ideologias muitas vezes desabonadoras e prejudiciais.

Por outro lado, o professor que conhece a teoria (e a aplica na prática) é muito mais consciente do que faz, não reproduz ideologias com as quais não concorda e consegue ser bem mais efetivo em seu trabalho, pois consegue identificar e sanar os diversos empecilhos de seu cotidiano.

O professor que domina a teoria tem horizontes mais amplos, consegue alcançar sucesso com os mais diversos tipos de estudantes e escolas e é reconhecido facilmente por seu desempenho.

Resumindo, prática sem teoria é uma casa sem alicerce. Por mais bonita que seja, está fadada a desmoronar.

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.

É importante lembrar que um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.

Entender as diferentes concepções de aprendizagem não significa apenas ler o que diferentes teóricos e pensadores falaram ou escreveram sobre o ensino e a aprendizagem, significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com