TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Teoria Geral da Administração Teoria x Prática, a aplicação da teoria nos dias atuais.

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               Universidade de Franca - Unifran

                                   Núcleo de Educação a Distância - NEAD

                                            EAD - Ciências Contábeis

Portifólio

Teoria Geral da Administração

Teoria x Prática, a aplicação da teoria nos dias atuais.

Bruna Cabral Portilho

Abril, 2013

Proposta

Sabemos que ao administrar uma empresa envolve uma série de especializações e procedimentos. Exemplifique as aplicações mais comuns das teorias, se possível apresentando um exemplo de uma empresa (que não precisa ser conhecida, pode ser seu local de trabalho).  As teorias da administração (cientifica, clássica, de relações humanas, teorias neoclássicas da administração e teorias neoclássicas) estão sendo utilizados.

 

  1. Empresa

A Empresa escolhida para a realização deste trabalho é a Rede  Smart, Criada pelo Sistema Integrado Martins em julho de 2000 para dar condições de igualdade ao pequeno e médio supermercadista competirem em um mercado cada vez mais profissional e acirrado, a Rede Smart  se consolida como a Maior Rede de Supermercado por Associação do Brasil (ABRAS 2009).   A Rede Smart possuía 35 lojas associadas localizadas no Triângulo Mineiro. Desde então, são mais de 800 lojas filiadas à rede, em 600 cidades.

2. Identificação do Emprego  na Teoria da Administração  

Esta indicação é proveniente da sondagem das atividades na Rede Smart.

  1. Teoria da Administração Científica

A escola de Administração Científica se firma sobre as tarefas, sendo que os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. Taylor, após verificar como os funcionários aprendiam a executar as tarefas, com o intuito de padronizara forma de execução das tarefas propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT).Assim sendo, conhecendo os fundamentos da ORT, na Rede Smart pode-se identificar a divisão do trabalho e especialização dos operários, pois funcionários com bom desenvolvimento têm possibilidade de migrar para posições melhores na área administrativa, como gestão financeira ou de pessoa. Também se identifica o desenho de cargo e tarefas: vendedores, gerentes, caixa. Há, como em diversas empresas do setor, incentivos de salários e prêmios de produção; delineados pela escolha de funcionários do mês, premiação para lojas com maior índice de vendas e pagamento de comissões por venda de mercadorias (no caso de vendedores). Ainda falando em comissões sobre venda – para os vendedores – é possível identificar o conceito de “Homo  economicus’’, de modo que o vendedor é concebido como influenciado a vender para melhorar seu salário.Todos os funcionários contratados pela empresa passam por um treinamento funcional a fim de que estejam formatados ou, melhor dizendo,tenham os procedimentos padronizados necessários para trabalhar na empresa.

  1. Teoria da Administração Clássica

Diferentemente da teoria científica da administração, cujo foco sedava nas tarefas, a teoria clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente (partindo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas – seções, pessoas). Fayol, preocupado com a estrutura, salientou a necessidade de seis funções – técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis, administrativas. Funções estas que possibilitam a previsão, organização, comando, coordenação e controle da empresa.

  1. Teoria das Relações Humanas

A teoria das Relações Humanas, decorrente de experimentos desenvolvidos por Elton Mayo na fábrica de Howthorne

(Chicago), são provenientes da necessidade de humanizar e democratizar a administração;e desenvolver as ciências humanas na ação administrativa.Nos experimentos realizados em Howthorne, constatou-se que o importante não eram as condições criadas, mas a valorização do profissional.Assim sendo, na Redes Smart percebe-se que há grande valorização dos profissionais – não limitada por fatores como a iluminação – mas sim com bonificação funcional (relembrando o conceito já citado de Homo economicus) e com a promoção em cargos (escala vertical de hierarquia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com