TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA FUNDAMENTADAS

Relatório de pesquisa: TEORIA FUNDAMENTADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

2. 1. 1 Fundamentos da Teoria

A escola da Administração Científica teve seu início no século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915), considerado o fundador da Teoria Geral. Além de Taylor, outros engenheiros colaboraram com a revoluçãodo pensamento administrativo da época. O objetivo principal era eliminar odesperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar aprodutividade através de métodos e técnicas da engenharia industrial.Nessa época cada operário tinha um jeito próprio de realizar suas tarefas, mas comisso, houve uma grande distinção de métodos de trabalho, o que dificultava asupervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramentas de trabalho.Taylor com sua especialização no planejamento de tarefas mudou esse modo deexecuta-las, padronizando-as a fim de obter mais eficiência da parte dos operários emelhores resultados. Assim nasce a variável Tarefa, onde é aplicada nos métodosde trabalho da Administração Científica, a fim de alcançar elevada eficiência nasorganizações.

Nessa época, também foi criada a técnica do Estudo de Tempos e Movimentos, que desencadeou a especializaçãodo trabalhador, fragmentando as atividades mais complexas tornando-as maissimples. Como exemplo, podemos citar a aplicação desse método realizadapelo gênio Henri Ford, em uma linha de montagem de veículos, onde ooperário executa tarefas simples e repetitivas, com isso, foi possível reduzirdrasticamente os custos de produção impactando também na redução dopreço do automóvel, e melhorando os salários dos operários.

Após descobrir a melhor maneira de executar tarefas, a preocupação seguintefoi estabelecer os tempos e padrões de produção por meio decronometragem, a fim de definir o tempo médio necessário para executar taistarefas. Para conseguir o comprometimento do operário com esse novométodos de trabalho começaram a trabalhar com planos e incentivos salariaise prêmios de produção.(Chiavenatto: 2007).

2. 1. 2 Identificação de Práticas de Gestão em relação á produção de bens ou serviços

PARTE DO RAPHAEL

2. 1. 3 Análise e sugestão de melhorias

Como fora vislumbrado, o objetivo principal de uma organização, é obter excedente, ou seja, o lucro para seus sócios. Porém para que esse objetivo seja alcançado, é necessário conhecer os meios de produção, ou seja, as pessoas que trabalham para a organização, pois elas são a fonte do sucesso ou do fracasso. Imaginamos os funcionários de Ford comprando carros na Fiat, chegamos à conclusão de que os carros da Ford podem não ser tão confiáveis, pois mesmo seus colaboradores preferem comprar carros no concorrente. Isso pode vir a acontecer em todos os tipos de negócios que possamos imaginar. Se o empregado está contente com a organização, ele irá gerar mais resultado para a empresa e, consequentemente, maior lucro. Porém um funcionário descontente, além de não trazer resultados para a empresa, pode acabar manchando sua reputação no mercado.

Na maioria dos casos, um funcionário desmotivado é tratado como um profissional de baixa qualidade, mas nem sempre isso é verdade, às vezes pequenos detalhes podem fazer a diferença para o colaborador, detalhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com