TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERA DA ADMINISTRAÇAO

Trabalho Universitário: TEORIA GERA DA ADMINISTRAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇAO

No decorrer da apresentação deste trabalho enfatizaremos sobre conceitos da Gestão do Conhecimento, sua criação, seus processos e ambientes que serão demonstrados em conteúdos e exemplos.

Descrevemos a seguir, que GC na maioria das vezes é tratada como um sistema de gerenciamento do conhecimento dentro das organizações e quanto esse tipo de gerenciamento contribui com o compartilhamento e disseminação do conhecimento para os colaboradores em geral.

Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, retenção, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização. A Gestão do Conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo.

Drucker (1993) afirma que “boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem”.

Seguindo este conceito o autor Gustavo Taranto Malheiros (2011) define Gestão do Conhecimento, em poucas palavras, sendo “ um modelo de gestão dedicado a gerar riquezas a partir do capital intelectual, sendo um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional.”

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

R: Podemos favorecer a criação de novo conhecimento na empresa, implantando novas tecnologias, para isso é preciso cultivar relações, harmonizar, interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar, conhecer e se deixar conhecer, buscar aperfeiçoamento através do conhecimento. Em fim a comunicação é a forma mais importante de favorecer a criação do conhecimento dentro de uma organização.

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento?

R: O conhecimento deve ser propagado dentro da empresa através de ambientes onde todos tenham acesso e compartilhem das informações, conceitos e registros de conhecimentos que sejam favoráveis ao grupo ou organização, objetivando uma estrutura melhor, dando continuidade a movimentação crescente do fluxo de informações e conhecimentos tecnológicos.

Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

R: Promovendo reuniões, para que haja trocas de informações entre os membros da empresa, através das mesmas, são criadas informações que são depositadas em bibliotecas virtuais, podendo assim, serem repassadas a outros indivíduos, que por sua vez dão sequencia ao ciclo do conhecimento.

Descrever os quatro processos de conversão do conhecimento- MODELO SECI- e fazer um desenho ilustrativo.

Existem quatro processos de conversão do conhecimento, um dos modelos que apresenta este processo é o modelo SECI. :

Socialização: é o processo de passagem de experiência de um individuo para outro, a partir daí, há a criação do conhecimento tácito como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Por exemplo: um carpinteiro ensina sua profissão ao filho, ao passo que o mesmo vai assimilando o aprendizado passa a ser parte da sua base de conhecimento tácito.

Externalizaçao: é o processo ou transição do conhecimento tácito para explícito, também é conhecido como a criação do conhecimento perfeito. O conhecimento tácito pode ser transformado em explicito de forma eficaz, usando sequencias de comparações e modelos. Por exemplo: um agrônomo escreveu um livro ensinando aos seus leitores como manusear a terra agregando valor e diferencial competitivo ao negocio com desenvolvimento sustentável através da relação do homem com a natureza, exemplificando desta forma a transformação de um conhecimento tácito em explicito.

Combinação: é o processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Esse modo envolve a combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos explícitos. As pessoas compartilham e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas (as chamadas redes sociais). Exemplo: Carlos o engenheiro designe da Toyota, convocou uma reunião com seus assistentes, e juntos explanaram sobre novos adereços para o modelo 2014 da Hilux. Outro exemplo: Karol residente no Tocantins troca informações sobre o ENEM com sua prima Rafaela que mora em são Luiz através do face book.

Internalização: é o processo de incorporação do conhecimento explicito no conhecimento tácito, e está intimamente relacionado com o aprender fazendo. Exemplo: segundo Hirotaka e Ikujiro (a gestão do conhecimento), a criança aprende a comer , andar e falar através da tentativa e do erro; ela não somente aprende com a mente mas habilita o corpo a desenvolver tais tarefas.

ETAPA 2 PASSO 1

Estes conceitos poderiam ser aplicados de forma eficaz, utilizando a metodologia proposta, por exemplo: participando de conversar onde haja uma troca de informações e interações, estimulando e/ou incentivando os demais colaboradores a participarem de reuniões onde a troca de informação é reciproca, formando-se assim um banco de dados onde ficarão armazenados os conhecimentos, sendo criada uma forma de repassar os dados, possibilitando uma nova oportunidade de gerar novas ideias, a partir dos modelos compartilhados para que se refaça o ciclo e o conhecimento que era tácito e passou a ser explicito, volte a ser tácito.

Todas essas mudanças de comportamento trarão consigo a inovação, em tecnologia, informação e comunicação. A inovação tornou-se fator primordial para a subsistência das organizações, para ocorrer essa evolução, é necessário que se faça investimento na área tecnológica, que a empresa proporcione capacitação e adquira mais equipamento e de melhor qualidade, para que possa manter passo com as demais. Mas não é o bastante fazer investimento em ativos tangíveis, pois segundo Sveiby (1998) e Stewart (2002), as organizações do conhecimento são aquelas que contam com uma estrutura focada no conhecimento e não no capital, e com esse conceito firma-se no processo de criação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento baseado na aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com