TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA NEOCLÁSSICA

Exames: TEORIA NEOCLÁSSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização

Fonte: Chiavenato, 2004, cap. 8

Conceito de Organização formal: é a determinação dos padrões de inter-relações entre os órgãos ou cargos, definidos logicamente por meio das normas, diretrizes e regulamentos da organização para o alcance dos seus objetivos.

Estrutura organizacional é o meio que a organização utiliza para atingir eficientemente seus objetivos. E cada organização tem a sua, em função dos objetivos, do tamanho, da conjuntura que atravessa e da natureza dos produtos/serviços eu presta. Característica mais importante: RACIONALISMO.

Três tipos tradicionais de organizações:

1) organização linear;

2) organização funcional;

3) organização linha-staff

1) ORGANIZAÇÃO LINEAR

Forma estrutural mais simples e antiga; origem na organização dos antigos exércitos.

Apresenta linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. -> formato piramidal. Linhas de comunicação rigidamente estabelecidas. Típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.

CARACTERÍSTICAS:

- Autoridade linear ou única: único superior sobre seus subordinados (unidade de comando).

- Linhas formais de comunicação: Comunicações entre órgãos ou cargos unicamente realizadas por meio das linhas do organograma. Comunicações lineares e formais.

- Centralização das decisões: no topo do organograma; toda autoridade máxima na cúpula.

- Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos; quando se aumenta o nível hierárquico, mais aumenta a generalização e a centralização (visão global da organização) e à medida que diminui o nível hierárquico, mais aumenta a especialização e a delimitação das responsabilidades (visão específica do cargo ou função).

VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR:

- Estrutura simples e de fácil compreensão;

- Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos: atribuições e responsabilidades bem definidas;

- Facilidade de implantação: também em funcionamento, controle e disciplina.

- Bastante estável;

- Indicado para pequenas empresas.

DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR:

- Estabilidade e constância das relações formais: pode levar à rigidez e inflexibilidade da organização linear, o que pode dificultar a inovação e a adaptação a novas situações;

- autoridade linear baseada no comando único: pode se tornar autocrática, com rigidez na disciplina, o que dificulta a cooperação e iniciativa;

- Exagero na função de chefia e de comando: pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e tudo saber, com chefia generalista, mas que pode se tornar gargalo de entrada e saída de comunicações em sua área de atuação por possuir monopólio das comunicações;

- Unidade de comando torna o chefe um generalista; não se especializa em coisa alguma, pois a chefia acumula todos os assuntos possíveis;

- à medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação: isto ocorre principalmente na cúpula da organização, que centraliza decisões e o controle;

- Comunicações lineares são demoradas: sujeitas que são a intermediários e distorções.

Aplicação: limitadas. Fayol a defendia como tipo ideal para sua época.

2) ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

Aplica o princípio funcional ou da especialização das funções, que separa, distingue e especializa.

CARACTERÍSTICAS:

- Autoridade funcional ou dividida: autoridade relativa e baseada na especialização; autoridade do conhecimento. Cada subordinado se reporta a vários superiores, mas somente nos assuntos de especialidade de cada um. Autoridade parcial e relativa, decorrente da sua especialidade.

- Linhas diretas de comunicação: Sem intermediação na comunicação; busca maior rapidez possível nas comunicações entre os diversos níveis.

- Descentralização das decisões: Decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados e com conhecimento para melhor implementá-las. Especialidade que promove as decisões; descentralização das decisões.

- Ênfase na especialização: separação das funções de acordo com especialidades envolvidas.

VANTAGENS:

- Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos da organização: concentração no trabalho e na função.

- permite a melhor supervisão técnica: cada órgão reporta-se a experts em seu campo de especialização.

- desenvolve comunicações diretas, sem intermediários: mais rápidas e com menos distorções; contatos diretos entre órgãos, sem seguir canais formais.

- separa as funções de planejamento e controle das funções de execução: cada órgão realiza especificamente sua atividade, sem acompanhar obrigatoriamente os demais.

DESVANTAGENS:

- Diluição e consequente perda de autoridade de comando: por ser relativa e dividida, dificuldade dos órgãos superiores em controlar o funcionamento dos órgãos ou cargos inferiores.

- Subordinação múltipla: subordinados se reportam a vários superiores, o que nem sempre permite a escolha correta por parte do subordinado de quem deve colaborar para orientar.

- Tendência à concorrência entre os especialistas: por existirem diversos órgãos especializados, pode ocorrer tentativas de cada um impor sua abordagem. Pode levar a perda da visão de conjunto. Competição entre os especialistas com distorções que prejudicam a organização.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com