TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DE SISTEMAS

A teoria de sistemas ela estuda as propriedades comuns em diferentes sociedades. Foi o biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) quem assim o intitulou, em meados do século XX. Uns conhecimentos desta Teoria geral de sistemas podem fazer nos entender à inter-relação existente entre o sistema humano, sistema agroindustrial, sistema natural, meio ambiente, bem como as inter-relações existentes dentro cada um destes sistemas e suas influências. Dessa forma pode-se ter uma ideia de como eles são formadores com perspectiva de tendências no futuro, como são suas organizações e suas potencialidades, entre outros que nos fazem compreender e entender como eles trabalham e como vão funcionar no futuro.

TEORIA MATEMÁTICA

A teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações. Os temas mais tratados pela Administração por Operações são:

* Operações: o estudo produtivo empresarial

* Serviços: o estudo dos sistemas de operações e serviços

* Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.

* Estratégia deoperações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional.

* Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações

TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O termo Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração, aplicação e uso da informação. Esses recursos são utilizados para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados a conservar o processamento e comunicação da informação de modo que esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas abrangendo todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática..

TEORIA CONTIGENCIAL

A Teoria Contingencial está fortemente incorporada nas pequenas, médias e grandes organizações, é um caminho a ser percorrido para se conseguir resultados positivos, pois sempre haverá uma disputa para encontrar soluções, simples ou vantajosas para clientes, fornecedores, funcionários e acionistas.

IMPLICAÇÕES ETICAS

No mercado atual há muitos desvios, o comportamento de conduta nas empresas, às vezes colocam situações embaraçosas éticas que exigem uma mudança de postura de acordo com certo conceito de integridade, em coexistência com uma “ética de negócios”, o mundo do mercado pressiona por mudanças com exigências ocorridas na sociedade civil organizada. O administrador moderno, junto com a empresa moderna, devem formar valores que resguardam o “bem comum” nas suas resoluções.

A probidade nos negócios hoje exige habilidade incrivelmente integrativa; o poder de manter junta uma abundância de valores importantes e quase sempre tumultuadas; e exige o poder de colocar no mesmo dimensionamento a moralidade pessoal e as preocupações gerenciais. Nenhum administrador pode se dar o luxo, do ponto de vista econômico ou moral, de manter suas noções Morais em compartimento fechado. Em qualquer determinação a ética trás um conjunto de valores fundamentais: ser honesto em qualquer situação, ser corajoso para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.

A organização quanto mais se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas.

As empresas estão receosas quanto a riscos trabalhistas de mexer nas políticas e práticas salariais, mas se adotarem o modelo de competência criteriosamente não existe esse risco de empresas que acabam criando reais situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com