TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS X, Y E Z

Ensaios: TEORIAS X, Y E Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias X e Y

Douglas McGregor era professor de Psicologia e foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Um de seus pensamentos era que seria necessário adaptar os objetivos e necessidades à natureza humana ao invés de mudar a natureza humana para se adequar ao controle e autoridade, como a abordagem humanística queria.

McGregor desenvolveu as teorias X e Y, ao qual os lideres levam em conta nas suas decisões. Onde podem ser observados os seguintes aspectos:

- Teoria X: subserviência e controle.

- Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal.

Teoria X

Na teoria X, o pensamento é de que a maioria das pessoas são preguiçosas, não gostam de trabalhar, são insensíveis, não querem ter responsabilidades e só buscam estabilidade na vida. Elas necessitam ser dirigidas e para isso é preciso fiscalização e controle rígido, ao qual limita a capacidade de participação e desenvolvimento, onde o salário acaba sendo o único estímulo para o trabalho. Essa teoria defende que as interações sociais prejudicam a produtividade do individuo.

Acredita-se que o ser humano é influenciado pela recompensa salarial e a estabilidade, pensando assim que o operário é o responsável pelos desperdícios da empresa, e ao invés da gerencia buscar analisar os fatores ela acaba por punir os operários, descontando do salário.

As atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa, sem pensar nas necessidades dos indivíduos. Os únicos objetivos são a produção e o lucro, sem pensar em boas condições de trabalho e no que cada individuo pode contribuir para a empresa além da mão-de-obra.

Por essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos a fim de fazer o devido esforço para alcançar os objetivos da organização.

Os administradores que aderem à Teoria X usam o método das recompensas e punições para controlar os seus subordinados e estruturar as organizações, de forma a restringir a capacidade dos indivíduos para exercerem controle sobre o seu trabalho. Sendo assim necessário o acompanhamento rígido de uma autoridade hierárquica que interage no processo.

Nesta teoria o papel do gestor é fundamental para o alcance de resultados pois sem direção e controle, o processo da equipe corre sério risco de falhar. O gestor impulsiona todos os processos para que se possa alcançar o objetivo imposto. A racionalidade na relação de trabalho acaba sendo muito explorada.

Teoria Y

Na teoria Y, o pensamento é de que as pessoas são o oposto da teoria X, elas gostam de trabalhar, procuram e aceitam desafios, são responsáveis, podem ser criativas, auto-motivadas e competentes. Trabalhar pode ser algo tão natural como um momento de lazer. Visto que é necessário que seja proporcionado condições favoráveis para que as pessoas possam se desenvolver. Nessa teoria, é nota-se que as pessoas têm a necessidade de estar juntas e de serem reconhecidas.

Através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado e pode ser melhor aproveitado, exigindo dos gerentes a descoberta de como utilizar o potencial representado pela força de trabalho disponível do que pelos limites da natureza humana.

A teoria Y desenvolve um estilo altamente democrático, através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos. É baseada nos valores humanos e sociais, deixando de ver o homem como meramente um ser mecanicista e passando a vê-lo também com um ser social.

É necessário criar meios para que os funcionários se sintam motivados a desenvolver sua criatividade, responsabilidade e competência. As pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais em que convivem.

Essa teoria pensa na empresa e no individuo como um todo, onde exista uma troca de valores para que se possa alcançar os objetivos tanto da empresa quanto os objetivos pessoais de cada trabalhador, fazendo com que estes se tornem os mesmos.

Hoje em dia, vemos empresas que investem em seus funcionários, proporcionando cursos profissionalizantes, afim de que se tenha uma recompensa mutua. A teoria Y considera que a qualidade do relacionamento no ambiente de trabalho é determinante para o sucesso e melhor aproveitamento de todos os recursos, relativizando a eficácia pura e simples de outros estímulos externos isolados de ordem financeira, técnica ou disciplinar.

Aqueles administradores que aderem à Teoria Y adotam um estilo de gestão mais flexível e estruturam as organizações no sentido de encorajar os trabalhadores a contribuir para os objetivos da mesma organização, permitindo-lhes o exercício da responsabilidade e oferecendo-lhes, além do salário, incentivos de caráter não pecuniário.

Exemplo – Teorias X e Y

O diretor de um empresa empregava nela a teoria X, ao invés de incentivar os funcionários remunerando-os pelos resultados positivos, ele descontava do salário os erros e falhas de todos. Dessa maneira os funcionários foram ficando cada mais desmotivados fazendo com que eles produzissem menos e até mesmo forçando-os a sair da empresa. Isso fez com que eles acabassem tratando os clientes de uma maneira inadequada, fazendo com que a empresa perdesse muito clientes e esses por si, faziam a má propaganda da empresa.

Até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com