TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMOGRAFIA

Tese: TERMOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA TERMOGRAFIA

Em 1592, Galileu inventou o termoscópio, um termômetro rudimentar sem escalas, daí o nome, que serviu de base para um termômetro líquido com flutuadores que é hoje usado como objeto para decoração.

No século XVII, Jean Ray, um médico francês, inventou um termômetro semelhante aos termômetros atuais, usado para medir temperaturas através da contração ou dilatação da água contida no reservatório de vidro.

Fernando II, Duque de Toscana, construiu um termômetro semelhante ao de Ray, para medir temperaturas abaixo do ponto de solidificação da água, utilizando álcool no lugar de água, pois o seu ponto de congelamento é muito baixo. Ele fechou a extremidade do tubo para evitar a volatilidade do álcool.

Em 1659. Sanctorius substituiu o álcool por mercúrio.

Cada cientista tinha sua escala e muitos utilizavam, ao mesmo tempo, vários tipos de escalas. Então Newton sugeriu a utilização de duas temperaturas de referência para a construção da escala termométrica – a temperatura do corpo humano e a temperatura de solidificação da água e entre elas doze divisões.

As escalas mais usadas foram a escala do francês René Anatoine Ferchault de Réamur criada em 1731, a do alemão Gabriel Daniel Fahrenheit criada em 1734 (de uso nos países de língua inglesa) e a escala centigrama, criada em 1742, hoje chamada escala Celsius em homenagem a seu criador, o físico sueco Anders Celsius. Essa última foi a escolhida pelos congressos internacionais como escala padrão para medir temperaturas em todas as atividades e em todos os países do mundo.

Gabriel Daniel Fahrenheit Anders Celsius

DA TERMOMETRIA PARA A CALORIMETRIA NA MEDICINA

O primeiro calorímetro foi inventado por B. J. Palmer em 1925 e pateteado em 1935. Os medidores de temperatura superficiais caíram em desuso depois do aparecimento da termografia no início dos anos 60.

A calorimetria médica foi enriquecida com as medidas objetivas da temperatura cutânea, usando métodos semiquantativos, comparando-se à temperatura de uma área da superfície corporal com a outra contralateral simétrica

A TERMOGRAFIA DE CONTATO

A história da termografia começou com a termografia de contato. Hipócrates fizera a primeira termografia de contato de um ser humano, untando o corpo do paciente com lama e verificando o primeiro local onde ela secava mais rapidamente.

Reprodução a Termografia de Hipócrates

A termografia tonou-se possível após a Tecnologia encapsular cristais líquidos. Técnica que consiste em medir a temperatura local do corpo por meio de placas de cristais líquidos de colesterol colocadas sobre a área de interesse. É um método fácil, rápido e barato de avaliar a temperatura local em que a temperatura é expressa por uma escala de cores nos cristais líquidos que é diferente da escala de cores das termografias com câmeras de raios infravermelhos.

Termografia de Contato

A TELETERMOGRAFIA OU TERMOGRAFIA

Os fundamentos da termografia começaram a ser estabelecidos no século XV por Gianbattista Della Porta a quem cabe o papel de pioneiro. Entre suas experiências óticas destaca-se o desdobramento da luz, ou seja, a descoberta do espectro solar obtido por meio do prisma.

Gianbattista Della Porta

Depois destaca-se nessa história a descoberta dos raios infravermelhos com o experimento pioneiro realizado por Sir William Herschel em torno de 1800. O termo raio infravermelho apareceu depois de 1880 sem que se saiba quem o propôs.

William Herschel

Sir John Frederic William Herschel, filho de William, tem papel importante na história das radiações porque ele foi um dos pesquisadores que desenvolveu a fotografia, de grande importância no desenvolvimento da radiografia, ultrassonografia, cintilografia e termografia.

Sir John Frederic William

DA TELETERMOMETRIA PARA A IMAGEM NA TERMOGRAFIA

O passo inicial na teletermometria (medida de temperatura a distância) tornou-se possível depois da invenção do bolômetro em 1878 pelo astrônomo Samuel Pierpont Langley.

Bolômetro

O uso médico da termografia começou em 1952, na Alemanha, com os médicos Ernest Schwamm Ernst e Johann Jost Reeh que criaram e patentearam em 15 de junho de 1954 um detector que era uma variante do bolômetro.

Eles fundaram a primeira associação médica de termografia em 1954, aDeutsche Gesellschaft für Thermographie und Regulationsmedizin.

Em 1955, o Dr. Ray Lawson do Canadá obteve licença para usar em pesquisas médicas as câmeras de infravermelho que, até então, não estavam disponíveis para os civis porque eram consideradas armas secretas. Foi com elas que ele apresentou os primeiros trabalhos sobre a temperatura cutânea no câncer da mama.

Câmera Infravermelha

A partir dos anos 80, os sistemas computadorizados, os softwares específicos, a realização de imagens em tempo real e sensores de altíssima resolução (capazes de distinguir variações de temperaturas de 0,1º) mudaram radicalmente o conceito do método na classe médica. Hoje existem câmeras e equipamentos que fazem fotografias em tempo real, processadas com softwares específicos e distinguem variações de 0,1° de temperatura, tornando a teletermografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com