TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TERMOGRAFIA NA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

Por:   •  19/2/2018  •  Artigo  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

O USO DA TERMOGRAFIA NA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

MORAES, Lívia Campos.

Estudante de Arquitetura e urbanismo, liviacamposm@gmail.com

  1. RESUMO

        As edificações consideradas patrimônio histórico devem ser conservadas e preservadas, ocorrendo manutenção contínua para que não seja necessário a restauração e reconstrução da edificação. Para isso, é necessário o uso de técnicas não-destrutivas para a identificação de patologias na construção.

Uma das tecnologias inovadoras utilizadas, que no Brasil ainda não é tão difundida, é a termografia, uma técnica que por meio de raios infravermelhos obtêm-se valores de temperatura através de câmaras termográficas. A termografia é um sistema de inspeção que possibilita a detecção de patologias ocultas em edifícios como infiltrações de água, investigação de anomalias no isolamento dos edifícios, identificação de elementos estruturais não aparentes em edifícios, constatação de mofo, dentre outros. É uma técnica de análise de edifícios rápida, além de ser econômica, não-destrutiva e competente.

Desta forma, a utilização dessas técnicas auxilia na preservação da edificação, minimizando ou impedindo o surgimento de novas patologias.

Palavras-chave: técnica não-destrutiva, termografia, patrimônio histórico.


  1. INTRODUÇÃO

A Carta de Burra (1980) define as intervenções nas edificações históricas em conservação, preservação, restauração e reconstrução:

A conservação tem como objetivo o conjunto de todos os processos e técnicas utilizadas em um determinado edifício, preservando o significado cultural do bem

Preservação é o cuidado de manutenção e proteção da edificação, limitando-se à proteção e à manutenção, não admitindo técnicas destrutivas que influenciem na significação do bem.

Restauração significa devolver à edificação o estado anterior conhecido, também pode significar a reposição de elementos desmembrados ou à retirada de acréscimos.

Reconstrução tem por objetivo reestabelecer a significação cultural perdida e se diferencia da restauração pela introdução de novos materiais na edificação. A adaptação só é admitida quando representa a única forma de conservação do bem, sem desrespeitar sua característica cultural.

        Desta forma, devem ser utilizadas técnicas de reparo não-destrutivas, não desrespeitando a característica e significação cultural do patrimônio histórico. Com isso, técnicas modernas começam a ganhar importância por suas características não-destrutivas, como a radiografia em 3D, o scanner 3D, o monitoramento via satélite e a termografia. Neste estudo será abordado sobre a importância da termografia na identificação de patologias nas edificações históricas para sua conservação e preservação.

  1. OBJETIVO

Demonstrar como a termografia com infravermelho através de imagens pode ser utilizada para identificação de patologias para analisar possíveis intervenções a serem realizadas em uma edificação considerada patrimônio histórico.

  1. PATOLOGIAS

Inicialmente deve-se estudar a respeito da característica histórica da edificação e a respeito dos materiais de construção civil utilizados no período. Em seguida deve-se identificar o estado de conservação da edificação, para determinar quais as técnicas não-destrutivas a serem utilizadas para a identificação de patologias ou para identificação estrutural e possível intervenção.

Para a realização da conservação e preservação do patrimônio histórico é necessário a identificação de possíveis patologias que podem estar manifestadas de forma visível ou não. Como também é de importância a identificação das mesmas para compreender a estrutura da edificação para possíveis correções de restauração. A utilização dessas técnicas auxilia na preservação da edificação, minimizando ou impedindo o surgimento de novas patologias.

  1. TERMOGRAFIA

     De acordo com a empresa PPH – Peritagem de Patologias da Habitação, termografia é uma técnica que por meio de raios infravermelhos obtêm-se valores de temperatura através de câmaras termográficas.

     As câmaras termográficas possibilitam a leitura da radiação infravermelha, proporcionando o conhecimento da temperatura na superfície do material emissor.

Com a análise termográfica de uma edificação é possível detectar a existência de instabilidades nos padrões de temperatura dos elementos da construção, quando analisados nas mesmas condições. Quando ocorre diferenças nas normas de temperatura é indício de patologias existentes. A termografia é uma técnica de análise de edifícios rápida, além de ser econômica, não-destrutiva e competente.

A termografia é um sistema de inspeção que possibilita a detecção de patologias ocultas em edifícios como infiltrações de água (figura 1), localização de fugas de água fria/quente, identificação de pontes térmicas no isolamento de edifícios/estruturas, investigação de anomalias no isolamento dos edifícios, identificação de elementos estruturais não aparentes em edifícios (figura 2), localização de insetos na estrutura da edificação (figura 3), constatação de mofo, dentre outros.

Figura 1 – Identificação de zonas de infiltração em paredes e teto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com