TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminância e Termografia Análise de Iluminância e Termografia

Por:   •  13/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

Iluminância e Termografia

Análise de Iluminância e Termografia


Este trabalho foi realizado pelos alunos do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Turma T4A, Lucas Melo da Silva e Lucas Domingues Pereira, a pedido do docente Ronaldo Zagato, na disciplina de MMSE, como nota para o fechamento da primeira síntese do primeiro semestre de 2015.


SUMÁRIO

  1. Introdução        2
  2. Iluminância        3
  1.  O que é Iluminância?        3
  2.  Aplicações e Cuidados        3
  3.  Classes        5
  4.  NBR 5413        5
  1. Grandezas Envolvidas na Iluminância        6
  1.  Fluxo Luminoso        6
  2.  Eficiência Energética        6
  3.  Intensidade Luminosa        6
  4.  Iluminância        6
  5.  Luminância        6        
  1. Termografia        7
  1.  O que é Termografia?        7
  2.  Inspeção Termográfica        7
  3.  Em Circuitos e Sistemas Elétricos        8        
  1. Análise Termográfica e Tipos de Equipamentos        9
  1.  Raios Infravermelhos        9
  2.  Ondas/Raios Eletromagnéticos         10
  1. Conclusão        11
  2. Bibliografia        12
  3. Anexo I – Tabelas de Níveis de Iluminância Segundo a Norma        13
  4. Anexo II – Material, Reflexo e “Temperatura” das Luzes        14
  5. Anexo III – Características de Lâmpadas Fluorescentes        15
  6. Anexo IV – Alguns Aparelhos de Medição de Iluminância        16
  7. Anexo V – Fotos de Análises Termográficas        17
  8. Anexo VI – Aparelhos de Medição de Termografia        18
  9. Anexo VII – Níveis de Máximas Temperaturas Admissíveis em Elétrica        19

ILUMINÂNCIA E TERMOGRAFIA

  1. Introdução

O presente trabalho é sobre Iluminância e Termografia, mais especificamente, sobre os fatores que influenciam nesses índices, suas principais áreas de aplicações, suas utilidades em diferentes áreas, instrumentos usados para fazer medições e análises, grandezas e efeitos envolvidos nesses processos e o que a Norma diz sobre cada um desses assuntos.

O objetivo desse trabalho é informar os profissionais, principalmente da área elétrica, da importância que esses dois fatores podem ter no dia a dia da profissão do eletricista e como eles podem vir a ser um problema caso sejam negligenciados.

Está organizado em basicamente duas partes. Uma parte fala sobre a iluminância, com alguns tópicos e subtópicos com assuntos referentes ao tema em questão. O mesmo ocorre na segunda parte, onde tratamos do assunto termografia.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tirada de sites comumente conhecidos como Wikipédia, USP, etc. (ver bibliografia), enriquecido com alguns anexos.


ILUMINÂNCIA E TERMOGRAFIA

  1. Iluminância
  1.  O que é Iluminância?

Iluminamento, intensidade de iluminação ou iluminância é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.

Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) descreve iluminância como sendo o "limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero.”.

  1.  Aplicações e Cuidados

Os índices de iluminância são usados geralmente para iluminação de interiores, como laboratórios, bibliotecas, escritórios, etc. Esses ambientes, principalmente os ambientes de trabalho, de alta precisão ou não, precisam de um determinado nível de iluminamento, o suficiente para que o trabalho seja realizado sem maiores problemas e também tomando o cuidado de não exagerar, para não causar o desconforto de quem está realizando a atividade. O Ministério do Trabalho recomenda que laboratórios em geral tenham uma iluminação mínima de 500 luxes (Unidade de medida de iluminância).

O excesso de luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas. Há uma tendência em se aproveitar a luz natural, sempre complementando-a com a iluminação artificial. Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes – normalmente decrescentes – de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento do trabalho. Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar. Também é possível utilizar recursos de iluminação em paredes, para torná-las mais aconchegantes. O computador nunca deve receber a luz natural da janela


diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentração e a saúde. Uma pesquisa demonstrou que aqueles que ficavam perto de janelas tinham 23% menos queixa de dor nas costas, dor de cabeça e exaustão. Remova lâmpadas onde há mais luz do que o necessário, mas certifique-se de manter uma iluminação boa em locais de trabalho para não prejudicar seu desempenho ou evitar acidentes (áreas com máquinas). Realizando a limpeza de paredes, tetos e pisos e utilizar cores claras no ambiente de trabalho e estudo, melhoram a iluminação do local e você se sentirá mais confortável e disposto no seu local de trabalho.


ILUMINÂNCIA E TERMOGRAFIA

  1. Classes

De acordo com as normas da ABNT, cada ambiente requer um determinado nível de iluminância (E) ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem ali desenvolvidas. Segundo a norma, existem 3 classes de iluminância:

  • Classe A: Áreas de uso contínuo e/ou execução de tarefas simples (Iluminação pública, estacionamentos, depósitos, etc.).
  • Classe B: Áreas de trabalho em geral (Escritórios, fábricas, trabalhos normais, etc.).
  • Classe C: Áreas com tarefas visuais minuciosas (Trabalhos eletrônicos, salas de cirurgias, etc.).

  1. NBR 5382

Esta Norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.

A iluminância deve ser medida no campo de trabalho. Quando este não for definido, entende-se como tal o nível referente a um plano horizontal a 0,75 m do piso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (691.1 Kb)   docx (639.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com