TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Estátua Carlos Drummond De Andrade

Dissertações: TG Estátua Carlos Drummond De Andrade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  3.265 Visualizações

Página 1 de 2

Professora Ana Lúcia Machado

A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.

RESPOSTA:

Imagem 1- É apresentada na forma natural, refere-se a uma homenagem da cidade do Rio de Janeiro ao centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade, corresponde a um pensador, que sentado em um banco da orla da praia de Copacabana, de costas para o mar, vê a vida passar, com uma pose compenetrada. A cultura e a natureza são evidenciadas neste texto, levando a imaginar que parte da rotina de Drummond seria estar naquele local, sentado, admirando as sublimes visões de Copacabana,assim como as pessoas que ali transitam,o bronze utilizado na estátua, leva-nos a pensar que Drummond não será ignorado, da mesma forma que o bronze resistirá a maresia que tenta o corromper.

.

Imagem 2-A imagem passou por modificação possivelmente devido algum acontecimento, como a Copa do Mundo,assim como o lançamento do livro “Quando é dia de futebol”.Nota-se ser a mesma estátua do poeta,porém,vestido com a camisa 10 da seleção de futebol brasileira,tendo um fragmento da poesia escrita na parte de trás,o livro lançado encontra-se seguro em suas mãos e apoiado nas pernas cruzadas,o texto refere-se a natureza,esporte e cultura,recorrendo á imagem de Carlos Drummond De Andrade para realizar como se fosse a divulgação do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com