TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THOMAS

Tese: THOMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Tese  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Para THOMAS (2004) a palavra diagnóstico vem do grego diagnoses, e é uma medida de melhoramento do conhecimento sobre a empresa para a partir daí indicar soluções adequadas para questões levantadas, normalmente usando a experiência de um analista, onde serão avaliados a situação da empresa identificando os problemas e barreiras que dificultam seu desempenho. A identificação desses problemas ocorre após uma análise dos fatores que precisam ser melhorados na organização. Para que isso aconteça é preciso analisar o perfil organizacional, apontando os principais pontos de aprimoramento e indicando soluções adequadas e de melhoria de resultados.

Para o site http:// www.gestorconsultoria.com.br/diagnostico, diagnóstico organizacional é uma importante ferramenta de análise da estrutura empresarial, a fim de propor soluções aos possíveis problemas encontrados nos processos internos, no qual será proposto, após a um estudo aprofundado, um plano estratégico para as tomadas de decisão.A empresa analisada é a Perdigão Agroindustrial, uma das maiores companhias da América Latina no segmento de carnes. Fundada há 70 anos no Brasil na cidade de Videira (SC), ela produz hoje mais de mil itens para os mercados internos e externos sob marcas Perdigão, Batavo, Turma da Mônica, Borella, Perdix, Eleva, Confiança e a mais nova aquisição, a Cotochés.

Possui 14 unidades industriais situadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do sul, Paraná, Goiás, Brasília e Mato Grosso. Tem a maior rede de distribuição de congelados e refrigerados com pontos de crossdocking (redução da permanência de mercadorias em estoques), dezesseis centros de distribuição próprios e sete terceirizados.

O foco de pesquisa estará voltado para a Gestão de Marketing da empresa Perdigão, especificamente sua logística de marketing e seus processos, já que “... é função da Gestão de Marketing identificar e desenvolver melhores ofertas aos seus diferentes mercados” (LIMA e MIGUEL; 2006 p.13).

Para Lima e Miguel (2006), em um ambiente sujeito à mudança, por causa do avanço tecnológico a gestão de Marketing precisa estar atenta, identificando as oportunidades e as ameaças de mercado e propor rapidamente planos de ação, com intuito de surpreender a concorrência e sustentar uma base sólida de relacionamento com todos os públicos (stakeholders) clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes e acionistas.

Segundo Cobra (1994, p.62) um plano de marketing deve identificar as oportunidades mais promissoras no negócio da empresa, definindo programas de ação para atingir os objetivos visados.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Diagnóstico Organizacional

Para o site http://www.pablo.prof.ufu.br, o Diagnóstico Organizacional é o procedimento que proporciona uma visão ampla e segura da sua organização. Esse procedimento consiste na coleta de dados e informações, de forma técnica e profissional, que possibilitem a mensuração do desempenho da empresa sob a ótica de produtividade, apuração de resultados, controles e qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Cavalcanti e Mello (1981), afirmam que o Diagnóstico Organizacional tem por objetivo indicar pontos fortes e fracos da empresa frente ao mercado, detectando oportunidades e possíveis ameaças. Por meio dos resultados apurados com esse procedimento, tornando possível traçar metas de curto, médio e longo prazo.

Para Cavalcanti e Mello (1981), o Diagnóstico Organizacional é realizado através de observações do ambiente da empresa, aplicação de questionários, análise de documentos, mapeamento e estudo do mercado. Para que isso ocorra, é fundamental que a empresa se comprometa a viabilizar o acesso aos dados e informações relativos às operações da empresa aos consultores. Os dados coletados são analisados de forma a mensurar a produtividade, a qualidade, a segurança e o controle de cada um dos processos utilizados pela empresa. Assim, a aplicação do Diagnóstico Organizacional é realizado nas instalações da empresa diagnosticada e as ações de compilação e análise serão concretizadas na empresa de consultoria.

Segundo o site http://www.potencialize.adm.br/news.php, o diagnóstico organizacional é aplicado a toda e qualquer empresa preocupada com a competitividade e com a busca de alternativas seguras para enfrentar os desafio do mercado, não havendo um momento definido para a aplicação desse procedimento, o diagnóstico organizacional pode e deve ser aplicado em qualquer fase da empresa de acordo com sua necessidade e interesse.

2.1.2 Etapas do Diagnóstico

Para Block (1991) qualquer projeto de consultoria que demore dez minutos ou dez meses, passa por cinco fases:

1ª Fase:

Chamada Entrada e Contrato: Realiza-se um contrato com o cliente sobre o projeto, no qual inclui a realização da primeira reunião, investiga a natureza do problema, descobre se o consultor é a pessoa certa para se trabalhar com o problema em questão, e define as expectativas do cliente e do consultor.

2ª Fase:

Coleta de Dados e Diagnósticos: Existe a necessidade dos consultores proporem seus próprios pontos de vista em relação ao problema preposto, julga-se esta atividade a mais útil, porém é necessária a habilidade em ajudar o cliente fazer o mesmo. Nesta fase envolvem a questões como: Quem será envolvido na definição do problema? Quais serão os métodos utilizados? Quais os tipos de dados deverão ser coletados? Qual o tempo de duração?

3ª Fase:

Feedback e a decisão de agir: Devem existir relatos e análise de coleta de dados, independente da forma como serão. O consultor sempre se posiciona com a finalidade de redução de grande quantidade de dados a um conjunto gerenciáveis de itens, ele também tem a opção de envolver ou não o cliente no processo de análise de informações. Se os dados dizem respeito a assuntos que se julgam importantes há sempre certas resistências a eles, então o consultor precisa lidar com essa antes que uma decisão inadequada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com