TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI- UNIP INTERATIVA

Por:   •  22/11/2014  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

“A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando” (KAPSTEIN, Ethan apud AZEREDO, Beatriz. Políticas públicas de emprego: limites e possibilidades. Rio de Janeiro: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1997, p.48). Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.

I. A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos.

II. A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário.

III. A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo.

IV. A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista.

Estão certos apenas:

a.

os itens I e II.

b.

os itens I e III.

c.

os itens II e III.

d.

os itens II e IV.

e.

os itens III e IV.

1 pontos

Pergunta 2

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

a.

globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.

b.

os países periféricos ou globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas.

c.

os globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa da riqueza e das inovações tecnológicas.

d.

os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

e.

há no mundo uma homogeneidade socioeconômica e política, sem que se possa identificar a ação hegemônica de determinados países.

1 pontos

Pergunta 3

Leia a notícia abaixo, conforme publicado em 16/09/2009, na Folha On Line (<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u624735.shtml>):

JBS-Friboi negocia fusão com Bertin e compra a americana Pilgrim's

O gigante mundial do setor de carnes JBS-Friboi informou nesta quarta-feira ao mercado que negocia com a rival Bertin (dona das marcas "Vigor" e "Leco") uma associação que deve viabilizar a unificação das operações das duas empresas. A JBS também revelou hoje que deve adquirir a americana Pilgrim's Pride Corporation por aproximadamente US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões). O acordo entre JBS e Bertin prevê a criação de uma sociedade do tipo holding (denominada por enquanto como "Nova Holding"), formada pela totalidade das ações da primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com