TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE MASAS

Artigo: TIPOS DE MASAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  9.995 Palavras (40 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROACAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

ADRIANA DE ALMEIDA ALVES

ALECIANA COELHO DA SILVA

CAMILA MATTE DA FONSECA

JOÃO DANIEL RODRIGUES DE GÓES

LUANA NAYARA LIMA DE LUCENA

NATHÁLIA FELIX DA SILVA FERNANDES

VANESSA JÁSSICA DA SILVA GOMES

PESQUISA SOBRE QUEIJOS

NATAL

2014

QUEIJO ALIMENTO NOBRE E VERSÁTIL

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃ

2. DEFINIÇÃO DE QUEIJO

3. A HISTÓRIA DO QUEIJO

4. FABRICAÇÃO DO QUEIJO

5. COMPOSIÇÃO DO PRODUTO

6. CLASSIFICAÇÃO DOS QUEIJOS

7. DESCRIÇÃO DE ALGUNS QUEIJOS

8. PRODUÇÃO FASES DO QUEIJO

9. CURIOSIDADES

10. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

QUEIJO ALIMENTO NOBRE E VERSÁTIL

1. INTRODUÇÃO

Achar alguém que não gosta deles é tarefa difícil. Independente do sabor, da origem, ou do preço, o fato é que o ingrediente fica bom com quase tudo. Derretido, em cubinhos, ralado, fatiado, na lasanha ou na pizza ao contrário do que ditam as boas regras de alimentação saudável, quando se trata de queijo o bom mesmo é pecar pelo excesso. É produzido em todo o mundo a partir de leite de diversos animais. Ele é um dos alimentos mais versáteis disponíveis e adiciona textura, volume e sabor a pratos doces. Diferentes tipos de queijo têm usos e sabores distintos e são consumidos diretamente do pacote ou incorporados a receitas quentes e frias. Derivados do leite são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo, zinco, iodo, selênio, vitaminas e oligoelementos. Existem em todo o mundo mais de 2.5000 tipos de queijos, feitos a partir de diferentes leites e diferentes processos de produção, conferindo assim diferentes formas, texturas, sabores, odores e cores, agradando a todos os paladares. Com a enorme diversidade de queijos que existem no mundo sentiu-se a necessidade de criar um sistema de classificação dos queijos. Podemos também agrupá-los segundo a quantidade de humidade que têm e o respectivo tipo de pasta: pastas frescas; pastas moles, de casca lavada ou com bolor branco; pastas semiduras; pastas prensadas, cozidas ou não; pastas duras; pastas extra duras; queijos azuis; queijos de pasta filante; queijos de fantasia e queijos fundidos. Esta é a forma mais utilizada internacionalmente e talvez a mais clara.

2. DEFINIÇOÃO DE QUEIJO

Segundo o Regulamento Técnico de Identidade de Queijos Portaria nº 146198 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “Entende-se por queijo, o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral, parcial ou totalmente desnatado), ou de soros lácteos coagulados pela ação física do coalho, de enzimas específicas, de bactérias especificas, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias e/ou especiarias e/ou condimentos, aditivos especificamente indicados, substâncias aromatizantes e matérias corantes.

Queijo fresco: o que está pronto para o consumo logo após sua fabricação.

Queijo maturado: o que sofreu as trocas bioquímicas e físicas necessárias e características da variedade do queijo.

Queijo Processado: o produto obtido por trituração, mistura, fusão e emulsão por meio de calor e agentes emulsionantes de uma ou mais variedades de queijo, com ou sem adição de outros produtos lácteos e/ou sólidos de origem Láctea e ou especiarias, condimentos ou outras substâncias alimentícias na qual o queijo constitui o ingrediente lácteo utilizado como matéria prima preponderante na base Láctea.

3. A HISTÓRIA DO QUEIJO

Em épocas pré-históricas, antes que o homem pudesse ler ou escrever, um legendário mercador viajante da Arábia, atravessando uma agreste seção montanhosa da Ásia, já cansado, depois de uma áspera subida sob sol causticante, fez uma pausa para restaurar suas forças e se alimentar. Tinha trazido como alimento tâmaras secas e, dentro de um cantil feito de estômago seco de carneiro, certa quantidade de leite de cabra. Mas, quando ele levou aos lábios o cantil para sorver o leite, somente um líquido fino e aquoso escorreu do seu interior. Curioso Kanana, o lendário viajante cortou o cantil e viu, para sua surpresa, que o leite tinha se transformado numa coalhada branca, não muito desagradável ao paladar de um homem faminto o coalho existente no estômago parcialmente seco do carneiro havia coagulado o leite e o resultado dessa operação foi o QUEIJO. Isso se passou há milhares de anos. Ainda hoje, faz-se o queijo exatamente de modo semelhante: coagulando o leite utilizando um coalho característico é um dos mais antigos alimentos preparados que a história da humanidade registra. A arte da fabricação de queijos tem seu início perdido num passado remotíssimo, milhares de anos antes do nascimento de Cristo. Os egípcios estão entre os primeiros povos que cuidaram do gado e tiveram, no leite e no queijo, fonte importante de sua alimentação teve um desenvolvimento lógico e inevitável, pois era o único meio pelo qual os elementos nutritivos do leite podiam ser preservados. Os antigos gregos reverenciaram o queijo como um alimento dos deuses. A fabricação de queijo na Grécia já era bem conhecida no tempo de Homero, embora o país, devido ao seu terreno montanhoso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com