TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PARTO

Monografias: TIPOS DE PARTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

1.INTRODUÇÃO

Atualmente, existem vários métodos que, caso surjam circunstâncias que assim o exijam ou quando a mulher expressamente o solicite, possibilitam um alívio ou a total eliminação das dores durante o parto.

As típicas dores de parto são fundamentalmente provocadas pelas contrações uterinas, já que o estiramento das fibras musculares do útero costuma proporcionar o aparecimento de dor, de distinta intensidade consoante o caso: se para algumas mulheres a dor é praticamente inexistente, para outras é apenas moderada, enquanto que para outras, ainda, é muito violenta e intolerável. Neste sentido, deve-se ter em conta que, como a percepção da dor costuma ser proporcionada por fatores de natureza psicológica, nos quais o medo e a ansiedade desempenham um papel essencial, uma boa preparação para o parto, baseada numa adequada informação e na realização de técnicas de relaxamento ou outros métodos específicos, faz com que, em muitos casos, se possa minimizar a dor ou torná-la perfeitamente suportável, assumindo mesmo uma sensação positiva que indica uma disposição para o iminente nascimento do filho. Embora seja difícil avaliar a eficácia destes métodos, na medida em que, como o seu objetivo é reduzir o grau de ansiedade da mulher, podem sempre surgir dores intensas apesar das técnicas de relaxamento mais adequadas. Atualmente, não se considera razoável que as mulheres tenham que resistir estoicamente a dores muito intensas que, embora não sejam insuportáveis, transformam a experiência do parto num grande sofrimento, sobretudo quando existem vários métodos, perfeitamente inofensivos tanto para a mãe como para o bebê, que lhes permitem viver plenamente este acontecimento excepcional.

Em suma, embora se possa declinar a aplicação de algum método de alívio de dor quando o parto decorre sem complicações, normalmente não existem motivos que justifiquem a sua rejeição.

Existem vários métodos disponíveis para aliviar a dor ao longo do parto, cada um com as suas vantagens e limitações.

As técnicas não farmacológicas para Knobel (2004) são técnicas que não utilizam remédios ou drogas, sendo que o alívio da dor que proporcionam é menor do que o obtido com as técnicas farmacológicas, mas, geralmente, não tem contra indicações ou efeitos colaterais.

PILATES

O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) é um sistema alternativo de movimento que ensina os seres humanos a conhecerem e respeitarem os seus corpos. Trata-se de um método inovador de treinamento físico e mental que pode ser usado tanto para condicionamento quanto prevenção e reabilitação. O método tem proposta reabilitadora aliando a prática física ao relaxamento mental, ensinando as gestantes a conhecerem melhor o seu corpo e a se sentirem preparadas e confiantes em si mesmas. A praticante reorganiza o seu centro de força, como o abdome, quadril e lombar, através de uma prática variada com poucas repetições, concentração, precisão de movimentos e fluidez melhorando a postura e minimizando as compensações típicas desse período gestacional; previne e/ou ameniza as dores na coluna vertebral; alonga e relaxa os músculos; fortalece a musculatura perineal preparando para o parto e pós-parto; estimula a circulação; desenvolve a consciência corporal; melhora a respiração; aumenta a sensação de bem estar, além de, aperfeiçoar a auto-estima. Percebe-se que o método acaba apontando a consciência corporal e o domínio sinestésico durante o movimento como definições do seu trabalho. Tudo isso é adquirido aus hábitos assegurando assim, uma melhor saúde. São através desses princípios de consciência corporal, domínios sinestésicos e proprioceptivos durante o movimento e repouso que o método é utilizado atualmente nas diversas áreas da reabilitação (Bittar, 2003).

De acordo com Chaves (2009), a etnia e a cultura de um povo têm forte influência sobre a resposta à dor, sendo que na cultura ocidental existe uma relação negativa com a dor do parto, encarando-a como um sintoma patológico. Infelizmente isso dificulta às mulheres grávidas na preparação e na aceitação dos fenômenos presentes durante o trabalho parto, possibilitando que o temor paralisante da dor do parto contribua para que a gestante assuma uma postura passiva e ainda optem pela cesariana como um mecanismo de evitar o sofrimenpela educação apropriada de idéias de tensão e relaxamento, que corrigiriam os mto.

A capacidade de relaxar e respirar corretamente ajuda a enfrentar a tensão e a dor associada com parto, podendo preservar a sua energia e manter-se calma relaxando os músculos, que estão sob seu controle consciente, os músculos involuntários de seu útero poderão trabalhar sem interferência, sendo que respirar calmamente e manter o corpo relaxado em momentos de tensão darão confiança para enfrentar as contrações. (Miranda, 2001)

Segundo Knobel (2004), atualmente, cresce o interesse por cuidados naturais, menos agressivos, com menor interferência nos processos fisiológicos, que considere o ser humano como um todo, sendo que cada vez mais se difundem as chamadas medicinas alternativas ou complementares. Portanto, vários são os motivos que levam a população a procurar esse tipo de tratamento como a possibilidade de maior comunicação, empatia e contato com o profissional; a possibilidade de uma consulta mais personalizada. Também a crença de ser uma terapia mais natural, com menos efeitos colaterais e ainda a preferência pela filosofia holística desses métodos.

Conforme Miranda (2001) existe muitos métodos que a gestante pode utilizar nesse momento delicado, como as técnicas de relaxamento, desde que aprenda a fazê-las adequadamente para que possa utilizá-la na hora do parto.

Massagens

Diversos tipos de massagens podem ser realizados para aliviar a dor no trabalho de parto, como compressas quentes no períneo com óleos aromáticos, sendo que não há efeitos colaterais descritos nessa prática clínica, mostrando o grande efeito analgésico que a massagem pode proporcionar e respeitando o desejo e a experiência pessoal de cada gestante no momento de aplicação da massagem. (Knobel, 2004)

Para Gayeski (2009), massagem é a manipulação intencional e sistemática dos tecidos moles do corpo para melhorar a saúde, ela proporciona relaxamento e diminui a dor e o sofrimento além de transmitir carinho, respeito, confiança e amor.

Terapia do Toque,

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com