TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMOGRAFIA DE CROMO COMPUTARIZADO

Projeto de pesquisa: TOMOGRAFIA DE CROMO COMPUTARIZADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 7

1. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRÂNIO

A tomografia de crânio computadorizada é um exame que analisa as imagens das estruturas crânio-encefálicas. Geralmente, a tomografia é confundida com a radiografia de crânio. A tomografia do crânio mostra as imagens em cortes, ou seja, examina determinada região em várias camadas. O procedimento pode ser feito para analisar várias partes do corpo, porém a região onde se faz mais tomografias é a região cranial.

1.1 Para que serve

O exame é pedido por médicos que desejam obter informações mais detalhadas sobre a delicada região do crânio. Mais específico que a radiografia, permite que o médico avalie problemas como acidente vascular cerebral, tumores cerebrais, traumatismo crânio-encefálicos, hemorragias cerebrais, lesões, fraturas cranianas, hidrocefalia e outras doenças cerebrais.

O exame é feito sobre uma superfície similar à maca (foto superior). O paciente veste-se com uma roupa específica, sem elementos invasivos e depois é movido para dentro da máquina que capta imagens do crânio, chamada de tomógrafo. Dentro do aparelho fica somente a cabeça ou a parte que se deseja examinar. Uma espécie de “foto” é registrada de cada pedaço da cabeça.

1.1.2 Como é feito

A tomografia do crânio não é indicada para pacientes gestantes por causa da exposição aos raios ultravioletas. Além disso, pessoas com alergia ao contraste devem evitar tal exame para evitar problemas como espirros, coceira, anafilaxia, vômitos e diarreias e as crianças devem ser submetidas a tal exame somente quando necessário.

Caso o paciente possua algum problema de saúde é preciso avisar o médico com antecedência. Se for necessário o uso de meios de contraste ou sedativo é preciso ficar em jejum de 4 a 6 horas antes do exame e tirar todas as joias e metais presentes

1.2 Fraturas de Crânio

A fratura craniana é a ruptura de um osso do crânio. As fraturas estão presentes na maioria das tomografias de pacientes que sofreram lesões cerebrais. As fraturas cranianas podem lesionar artérias e veias, provocando sangramento nos espaços em torno do tecido cerebral. As fraturas podem romper as meninges – as camadas de tecido que revestem o cérebro. Caso isto aconteça, o líquido cefalorraquidiano, que circula entre o cérebro e as meninges, pode sair pelo nariz ou pelo ouvido.

A fratura craniana com afundamento de crânio é o fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesionando o tecido cerebral adjacente. O fragmento ósseo também pode causar a laceração da dura-máter (membrana que envolve o cérebro) resultando no vazamento do líquido cefalorraquidiano.

As fraturas da calota craniana, porção óssea que envolve o cérebro, é o primeiro local acometido numa lesão aberta de crânio, sendo classificadas das seguintes formas: quando só couro cabeludo esta lacerado sobre a fratura, a fratura é considerada composta ou aberta. Estas fraturas são importantes marcadores das possíveis lesões parenquimatosas existentes. Cerca de 80% das fraturas são lineares, com prevalência nos ossos temporal e parietal. Há um outro tipo de fratura denominada fratura com afundamento do crânio, onde um ou mais fragmentos ósseos são deslocados para dentro, comprimindo o cérebro subjacente.

1.2.1 Tipos de Fratura

SIMPLES: Solução de continuidade nas taboas ósseas (externa, díploe e interna). Linha retilínea ou Serrilhada.

COMPLEXAS: Vários traços de fraturas convergindo para um ponto sem desnível ósseo.

FRATURA AFUNDAMENTO: Solução de continuidade nas taboas ósseas com desnivelamento ósseo e taboa externa encontra-se abaixo da taboa interna

1.2.2 Fratura da Calota Óssea

Fratura Linear ou Simples

Fraturas Afundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com