TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOP-10 PROFESSIONS TOP-LEVEL

Tese: TOP-10 PROFESSIONS TOP-LEVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1 (Passo 1)

AS 10 PROFISSÕES DE NÍVEL SUPERIOR MAIS PROCURADAS

Tendo realizado um levantamento sobre as profissões de nível superior mais requisitadas no mercado de trabalho, com base nas ofertas de emprego do caderno de classificados do jornal Zero Hora do domingo 11 de março de 2012, obtivemos seguinte resultado:

1. Para médicos foram oferecidas 27 vagas

2. Para engenheiros foram oferecidas 15 vagas

3. Para advogados foram oferecidas 9 vagas

4. Gestor Administrativo 9 vagas

5. Analista financeiro 6 vagas

6. Coordenador contábil 6 vagas

7. Analista de RH 4 vagas

8. Supervisor de vendas 1 vaga

9. Tecnologia da informação 1 vaga

10. Gerente 4 vagas

11. Arquiteto 4 vagas

ETAPA 1 (Passo 2)

A PROFISSÃO ESCOLHIDA PELO GRUPO

A profissão que escolhemos foi a de administrador, por ser esta a que mais temos interesse em virtude de estarmos cursando Administração.

AS CARACTERÍSTICAS DE UM ADMINISTRADOR

Algumas características são fundamentais ao perfil de um bom administrador moderno. Segundo pesquisas em empresas, as organizações desejam profissionais que tenham capacidade de identificar prioridades; capacidade de operacionalizar idéias; capacidade de delegar funções, ter habilidade para identificar oportunidades; ter capacidade de comunicar-se; de se relacionar; ter criatividade; capacidade de liderança; disposição para correr riscos; ser capaz de assumir responsabilidades; ter facilidade de desenvolver relacionamento interpessoal; ter domínio de métodos e técnicas de trabalho; ser capaz de adaptar-se a normas e procedimentos; ser capaz de estabelecer e consolidar relações; ser capaz de subordinar-se e obedecer autoridade. (MEIRELES, 2003).

Trata-se de características desafiadoras e nada fáceis de ser desenvolvidas e sustentadas. No entanto, essa é exatamente a função do administrador, vencer todos os seus desafios e mostrar-se capaz de se manter e crescer nos mais diferentes ambientes. Caso não possua essas habilidades, ficará impossível administrar com eficiência demonstrada através de resultados.

Aproveito para destacar o juramento do Administrador, feito na ocasião da graduação dos profissionais da administração: “Prometo dignificar minha profissão, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.

Segundo a Lei 4769 de 08/09/1965, no seu artigo 2°, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

a) Pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediaria, direção superior.

b) Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos”.

O profissional da administração ocupa diversas posições estratégicas nas empresas e desenvolve papéis fundamentais para a sustentabilidade e crescimento da instituição. Segundo Stoner (1999), há administrador de primeira linha, intermediários e altos administradores.

Os Administradores de primeira linha, também chamado de Gerente ou supervisor, atuam apenas com os trabalhadores operacionais da organização.

Os Administradores Médios, atuam na linha intermediaria, são responsáveis pelos gerentes de primeira linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.

Os Administradores de Topo são conhecidos como CEO (Chief Executive Officer). Ocupam os cargos máximos na organização como Presidente e Vice-presidente. São responsáveis por Dirigir a organização e seus recursos, na atividade do exercício organizacional.

Os Administradores Funcionais; são os Administradores responsáveis por uma área funcional e por uma equipe que compõe essa área funcional. Ex Diretor de Marketing, Diretor de Produção, Diretor Comercial, etc.

Os Administradores gerais, que é muito comum nas pequenas organizações. Ele é responsável por quase tudo dentro da empresa, inclusive por todo o pessoal envolvido nas diversas funções dentro da organização.

ETAPA 1 (Passo 3)

ÊNFASE DAS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS

Conforme portal ADM para todos, dentre as carreiras mais procuradas estão: a Administração, a Engenharia e o Direito. Sãs as que estão mais presentes nos programas com inscrição aberta o Portal traz quase 2,5 mil vagas.

Estudantes e recém formados em engenharia seguem como os mais procurados pelas organizações que mantém inscrições abertas para seus programas de empregos. Levantamento do IG Estágio e Trainee entre as mais de 500 empresas cadastradas mostra que a engenharia é citada em 48% de todas as ofertas, seguida pela Administração com 40% e o Direito com 33%.

Neste portal as 10 mais procuradas carreiras são:

1. Engenharia

2. Administração

3. Direito

4. Economia

5. Informática

6. Marketing

7. Contabilidade

8. Comunicação

9. Educação Física

10. Psicologia

Entrevista com o profissional da área escolhida:

Nome: Ari Charles

Idade: 28 anos

Ano de formação: 2005

Universidade: Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com